Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Stilwell de Andrade convidado a formar o Conselho de Administração da EDP

Os acionistas da EDP representados no Conselho Geral e de Supervisão (CGS) pediram hoje ao presidente interino da empresa Miguel Stilwell de Andrade uma proposta relativa à composição do Conselho de Administração Executivo (CAE) para o próximo mandato (2021-2023).

Stilwell de Andrade convidado a formar o Conselho de Administração da EDP
Notícias ao Minuto

19:52 - 30/11/20 por Lusa

Economia EDP

No dia em que o presidente executivo suspenso de funções, António Mexia, manifestou indisponibilidade para voltar a integrar os órgãos sociais da empresa, os acionistas da EDP solicitaram uma assembleia-geral extraordinária a realizar em janeiro de 2021, para eleger dos membros do CAE.

"A EDP rececionou uma comunicação de todos os acionistas representados no CGS, indicando que, face aos recentes desenvolvimentos relacionados com o PCAE, suspenso de funções, entendem que se deverá proceder à eleição do CAE para o mandato 2021-2023, em sede de assembleia-geral, de forma a manter a estabilidade da sociedade e dos seus negócios, transmitindo uma forte mensagem ao mercado no sentido de que a estratégia e o crescimento focado da EDP se mantêm inalterados", lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), após o fecho do mercado.

Ao mesmo tempo, informa que "os acionistas signatários já solicitaram ao PCAE interino da sociedade, Miguel Stilwell de Andrade, que lhes submetesse uma proposta relativa à composição do CAE para o próximo mandato (2021-2023)".

Em 06 de julho, o administrador financeiro da EDP, Miguel Stilwell de Andrade, foi nomeado presidente interino do CAE da empresa, na sequência da suspensão de funções de António Mexia decretada pelo juiz Carlos Alexandre, no âmbito do processo de investigação à introdução dos CMEC.

"Nesta data, o Conselho Geral e de Supervisão e o Conselho de Administração Executivo deliberaram proceder à nomeação do Chief Financial Officer [administrador com a área financeira], Miguel Stilwell de Andrade, para o exercício interino das funções e cargo de presidente do Conselho de Administração Executivo enquanto se verificar o impedimento do Dr. António Mexia, e em acumulação com as atuais funções", referia o comunicado enviado à CMVM.

O Conselho Geral e de Supervisão, liderado por Luís Amado desde 2018, é composto por 21 membros, na sua maioria independentes, onde estão representados os principais acionistas, como a China Three Gorges (CTG), a Senfora, o BCP, a Sonatrach.

Os títulos da EDP fecharam na sessão de hoje a perder 2,87% para 4,47 euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório