Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Suíços rejeitam iniciativa por multinacionais mais responsáveis

A Suíça rejeitou hoje uma iniciativa, em referendo, que queria impor obrigações legais mais rígidas às empresas, no que se refere ao respeito pelos direitos humanos e padrões ambientais, segundo projeções adiantadas por instituto de sondagens.

Suíços rejeitam iniciativa por multinacionais mais responsáveis
Notícias ao Minuto

15:31 - 29/11/20 por Lusa

Economia Sondagem

De acordo com o instituto de sondagens gfs.bern, a iniciativa das chamadas "multinacionais responsáveis" foi rejeitada por pelo menos em 14 dos 26 cantões suíços, numa votação prevista como apertada.

Para ser aprovada, o texto deveria ter o apoio da maioria dos eleitores e dos cantões.

Este texto prevê a obrigação de as empresas suíças zelarem pelo respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente nas suas atividades no estrangeiro, dos seus fornecedores e dos seus parceiros de negócios.

Também permite forçar as empresas a responder a possíveis falhas nos tribunais na Suíça.

"Estou extremamente dececionada (...), mas é uma iniciativa que tem recebido um apoio incrível (...) e vemos que todo o país fez um debate muito amplo, um debate que é saudável e que levanta a questão dos valores que queremos garantir numa economia globalizada", declarou, ao canal público RTS, a representante dos Verdes suíços Lisa Mazzone, partido que apelou a votar sim na iniciativa apoiada por 130 organizações não-governamentais (ONG).

Tanto o Conselho Federal (Governo) quanto as organizações de defesa empresarial pediram aos eleitores que rejeitassem o texto, por defenderem que poderia prejudicar os interesses económicos suíços.

Os suíços também rejeitaram, numa outra votação, uma iniciativa que visa proibir o seu banco central e fundos de pensão de contribuírem para o financiamento de fabricantes de material de guerra, através dos seus investimentos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório