Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Comprar ou arrendar casa? De um lado e do outro, eis os prós e os contras

O mais importante para resolver este dilema é que reflita sobre o seu contexto, condicionantes e disponibilidade financeira.

Comprar ou arrendar casa? De um lado e do outro, eis os prós e os contras
Notícias ao Minuto

07:07 - 29/11/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Imobiliário

Está na dúvida entre arrendar ou comprar casa? Ambas as decisões têm benefícios e riscos, por isso o mais importante é tomar uma decisão informada, de modo a não ter surpresas no futuro. O Doutor Finanças sistematizou alguns destes pontos. Tome nota.

  • Comprar casa: benefícios

- Prestações mais baixas. "A prestação de um crédito habitação é, por regra, mais baixa do que a renda de uma casa alugada."

- Valorização do imóvel. "Comprar um imóvel significa enriquecer o património. E fica com a possibilidade de vender esse bem."

Estabilidade. "Ao ter uma casa que é sua, poderá manter-se nela o tempo que quiser, não estará dependente de dinâmicas do mercado nem de um contrato com terceiros."

  • Comprar casa: riscos

- Subida de juros. "Caso recorra a empréstimo e a taxa for variável, deve ter em conta, desde logo, a possibilidade dos juros subirem."

- Desvalorização do preço do imóvel. "Principalmente se coloca em equação fazer dinheiro, um dia mais tarde, com a casa. Ainda que em muitas zonas os preços das casas continuem a subir, a desvalorização é um risco eminente que deve considerar, se a casa que vai adquirir não for para a vida."

- Obras. "Mais uma vez falamos de responsabilidades com o imóvel, enquanto proprietário. Se por algum motivo for necessária a intervenção na fachada, no telhado ou na canalização, por exemplo, esse gasto só poderá ser suportado por si - a quem a casa pertence."

  • Arrendar casa: benefícios

"Já num cenário de arrendamento, a casa não é sua. Deve por isso, ter mais cuidados com as alterações que pretende fazer - por mais pequenas que sejam. Devem sempre passar pela aprovação prévia do senhorio. Os contratos de arrendamento dão-lhe, no entanto, mais liberdade para trocar de casa do que a compra de uma casa."

  • Arrendar casa: riscos

- Rescisão de contrato antecipada. "Apesar de ter que obedecer a determinadas regras, o senhorio pode rescindir o contrato antecipadamente e colocar os inquilinos numa situação fragilizada."

- Término do contrato e sem renovação. "Mesmo que seja uma situação anunciada previamente, a não renovação de contrato e procura de casa pode ser desafiante, especialmente para quem tem família e filhos pequenos. Seja ao fim de 2, 5 ou 10 anos, este é um cenário que deve também ser previsto pelos inquilinos."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório