Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Black Friday. Um guia para boas compras e em segurança, mesmo à distância

Este ano, a Black Friday será diferente, desde logo porque há restrições para combater a pandemia da Covid-19. Por este motivo, as compras online ganham especial relevância. Conheça algumas dicas para garantir a sua segurança e os seus direitos enquanto consumidor.

Black Friday. Um guia para boas compras e em segurança, mesmo à distância
Notícias ao Minuto

09:23 - 27/11/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Black Friday

Assinala-se esta sexta-feira, dia 27 de novembro, a Black Friday, um dia em que muitas marcas aproveitam para fazer descontos e os consumidores aproveitam para comprar produtos a um preço mais acessível. 

Este ano, a Black Friday será diferente, desde logo porque há restrições para combater a pandemia da Covid-19. Por este motivo, as compras online ganham especial relevância

"A Covid 19 e as medidas de restrição terão inevitavelmente, impacto nos tradicionais hábitos de consumo no período da black Friday, aumentando a procura e as compras virtuais", sublinha a DECO, em comunicado enviado às redações

Por este motivo, os consumidores devem estar particularmente atentos, para que em nenhum momento os seus direitos sejam colocados em causa. 

"Prevendo que as compras nesta Black Friday sejam maioritariamente online, a DECO Proteste aconselha a que os consumidores escolham lojas virtuais que se identifiquem claramente com nome, morada, contacto telefónico, e-mail e número de contribuinte do vendedor e que desconfiem de lojas onde não encontra o endereço físico, ou se apenas houver um apartado postal, pois em caso de problema com a compra terá de localizar o estabelecimento", sublinha a associação. 

Além disso, deve também garantir a segurança dos pagamentos. "Existem alguns sinais simples que permitem verificar se os sites têm encriptação para o pagamento, como por exemplo, um cadeado, ou ao passar com o rato sobre o símbolo, é indicado o grau de encriptação. Os endereços das páginas seguras começam por https, em vez de http. Pode-se usar cartão de crédito tradicional ou específico (MBNet), transferência bancária, débito direto, cartão de débito, conta dedicada online ou pagar no ato de entrega. O mais seguro, embora com custos adicionais, é o pagamento contra entrega", recomenda ainda a associação. 

Há ainda duas coisas que os consumidores devem saber: se quiser devolver os produtos tem 14 dias seguidos para comunicar a desistência e as encomendas devem ser recebidas num máximo de 30 dias

"Se o produto não estiver disponível, o vendedor deve informar e reembolsar do valor pago, em 30 dias. Se ultrapassar este período, fica obrigado a devolver o valor pago em dobro, em 15 dias úteis", lembra ainda a DECO Proteste. 

Chave é planear (e ter atenção) 

Um dos problemas dos descontos é que pode levar o cliente a comprar mais do que aquilo que precisa só porque os descontos são mais elevados. O ComparaJá.pt dá quatro sugestões para otimizar as suas compras. Tome nota: 

  1. Faça uma lista - "O passo mais importante antes de começar as suas compras nestes dias de descontos imperdíveis é, sem dúvida, a criação de uma lista de itens que realmente necessita. Assim, guie-se apenas por esta listagem e evite comprar mais artigos do que os que apontou."
  2. Saiba os preços - "Os custos vão oscilando ao longo do tempo e, se souber no mês anterior qual o preço dos artigos que deseja, quando chegar a altura destes descontos conseguirá perceber se é realmente vantajoso comprá-los nestes dias."
  3. Conheça os produtos - "Nestas alturas é importante conhecer os artigos que deseja adquirir. Se o produto foi descontinuado poderá ter problemas futuros na reparação. Por outro lado, se necessitar de o trocar, poderá ter de respeitar algumas regras, pelo que deverá ler todas as letras pequenas.
  4. Cuidado redobrado nas compras online - "Um maior número de transações poderá implicar uma vulnerabilidade acrescida em ataques cibernéticos. Tenha especial cautela nestes dias, prestando atenção aos websites nos quais realiza as suas compras."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório