Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Media Capital. OPA defende "projeto comunicacional de maior relevância"

A Pluris Investments, de Mário Ferreira, afirmou hoje que a oferta pública de aquisição (OPA) obrigatória sobre a Media Capital defende e protege "projeto comunicacional de maior relevância para a sociedade portuguesa".

Media Capital. OPA defende "projeto comunicacional de maior relevância"
Notícias ao Minuto

22:23 - 25/11/20 por Lusa

Economia Media Capital

Lisboa, 25 nov 2020 (Lusa) - A Pluris Investments, de Mário Ferreira, afirmou hoje que a oferta pública de aquisição (OPA) obrigatória sobre a Media Capital defende e protege "projeto comunicacional de maior relevância para a sociedade portuguesa".

A empresa lançou hoje uma OPA geral obrigatória sobre 69,78% da Media Capital, sendo que a contrapartida nunca será inferior a 67 cêntimos por ação, segundo o anúncio preliminar, "dando assim cumprimento à determinação" da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"Com esta decisão, a Pluris entende estar a agir contra a incerteza e a instabilidade que têm revestido o processo de recuperação da Media Capital, que ontem [terça-feira] conheceu um importante marco", refere, aludindo à eleição do Conselho de Administração presidida por Mário Ferreira.

"Com esta operação, transparente e aberta ao mercado, defendemos e protegemos da incerteza milhares de postos de trabalho e um projeto comunicacional da maior relevância para a sociedade portuguesa", refere a Pluris, no comunicado.

"Esta oferta irá permitir que outros acionistas minoritários da Media Capital possam por sua livre vontade optar permanecer ou alienar as suas participações, não se vendo forçados a acompanhar a Pluris neste caminho", prossegue a empresa, que detém 30,22% da dona da TVI.

"Só assim será possível evitar-se mais especulação sobre um projeto que requer de forma urgente a reposição da normalidade para permitir novas perspetivas de futuro para a Media Capital", acrescenta.

"Com fidelidade aos princípios e valores do pluralismo, liberdade e qualidade de imprensa, que se encontram desde o seu nascimento na base deste projeto, procuramos, desta forma, contribuir para reforçar a posição deste grupo no audiovisual nacional, na produção de conteúdos em língua portuguesa e na valorização do talento e profissionalismo de todos aqueles que diariamente fazem crescer este projeto", conclui a Pluris, no comunicado.

Está também decorrer uma outra OPA, lançada pela Cofina.

A dona do Correio da Manhã lançou em 12 de agosto uma OPA sobre a totalidade do capital da Media Capital, alterando a oferta de 21 de setembro de 2019, sendo o valor de referência proposto de 0,415 euros por ação, a que corresponde um montante total de 35 milhões de euros e considera um 'entreprise value' de cerca de 130 milhões de euros.

A Media Capital, de acordo com dados de 03 de novembro, tem como acionistas, além da Pluris Investments (30,22%), Triun (23%), Biz Partners (11,97%), CIN (11,20%), Zenithodyssey (10%), Fitas & Essências (3%), DoCasal Investimentos (2,5%) e o NCG Banco (5,05%).

O Conselho de Administração da dona da TVI conta com Paulo Gaspar (do grupo Lusiaves) como vice-presidente.

Integram ainda o órgão, composto por nove membros efetivos, Cristina Ferreira, apresentadora e diretora de entretenimento e ficção da TVI, Avelino Gaspar (Lusiaves), Luís Cunha Velho (que era presidente interino da Media Capital), João Serrenho (CIN), Miguel Osório Araújo (ex-quadro da Sonae), Rui Freitas (Zenithodyssey) e Paula Ferreira (Pluris Investments).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório