Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Contas públicas. Défice agrava-se para 7.198 milhões até outubro

Valor representa um agravamento de 8.197 milhões face ao período homólogo.

Contas públicas. Défice agrava-se para 7.198 milhões até outubro
Notícias ao Minuto

15:11 - 25/11/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Execução Orçamental

A execução orçamental em contabilidade pública das Administrações Públicas (AP) apresentou um défice de 7.198 milhões de euros até outubro, o que significa um agravamento de 8.197 milhões em comparação com o período homólogo, anunciou o Ministério das Finanças, esta quarta-feira. 

"Esta evolução do défice - justificada pela pandemia -resulta do efeito conjugado de redução da receita (-6,4%) e acréscimo da despesa (+5,1%), seja pelos seus impactos desfavoráveis na economia associados à redução acentuada da receita fiscal e contributiva; seja pelo acréscimo na despesa associado às medidas extraordinárias de apoio às famílias e empresas", refere a tutela, em comunicado enviado às redações

Estes efeitos, acrescenta o Executivo, "já justificam um agravamento adicional do saldo até outubro de, pelo menos, 3.865 milhões de euros". 

A receita fiscal recuou 7,6%, "com a generalidade dos impostos a evidenciar quebras que refletem acontração da atividade económica, destacando-se a redução de 8,6% no IVA", refere o gabinete do ministro das Finanças, João Leão. 

Também as contribuições para a Segurança Social reduziram-se em 1,3%, "em resultado do abrandamento da atividade económica e os meses mais intensos do lay-off simplificado".

Investimento no SNS "atinge máximos históricos"

Em resposta à pandemia, a despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) "aumentou a um ritmo muito elevado de 5,8%, destacando-se o aumento extraordinário do investimento (+108%) atingindo 217 milhões de euros, um aumento de 40% face à execução completa do ano de 2019 (156 milhões de euros)", referem ainda as Finanças. 

Os pagamentos em atraso reduziram-se em 303 milhões de euros face a outubro de 2019 explicado pela diminuição dos pagamentos em atraso no SNS em 335 milhões de euros. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório