Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

PSD diz que números se devem a esforço de "todo o país"

O PSD sublinhou hoje os números do défice de Portugal em 2013, resultado do esforço "de todo o país", criticando a oposição e em concreto o PS pelo "caminho da ilusão" que o partido e o seu líder propõem para o país.

 PSD diz que números se devem a esforço de "todo o país"
Notícias ao Minuto

16:34 - 23/01/14 por Lusa

Economia OE2013

"Onde estão hoje as vozes que diziam ao país que estes resultados não eram alcançáveis ? Onde estão hoje aqueles que diziam que Portugal estava condenado a uma espiral recessiva ? Onde está o líder do maior partido da oposição, o deputado António José Seguro?", questionou o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, numa declaração política onde falou dos números hoje conhecidos do défice.

O caminho escolhido pela maioria e o Governo é o correto, disse o deputado "laranja", para quem a "alternativa da oposição e do PS era o caminho incorreto, o caminho da ilusão e da desilusão".

"É o caminho da ilusão porque o PS queria que Portugal tivesse as políticas do passado, e [é o caminho] da desilusão porque o PS não é capaz de dizer ao país que este está de parabéns e que devia estar satisfeito por ter atingido estes resultados", reclamou Luís Montenegro.

O ministro da Presidência, Luís Marques Guedes, afirmou hoje que apesar de o valor "exato" do défice referente a 2013 ser apurado em definitivo em março deste ano, este irá situar-se num valor próximo dos 5%, cerca de 1.750 milhões de euros abaixo do limite inscrito no programa de ajustamento económico firmado com a ´troika'.

O PSD, disse Montenegro, não analisa os números com uma atitude "triunfalista", mas sublinha as "políticas do governo e o esforço das famílias e empresas portuguesas" nos resultados hoje conhecidos.

Portugal, lembrou o parlamentar, "não só atingiu como superou os objetivos orçamentais para 2013".

A redução "sistemática e consistente" da taxa de desemprego, a criação líquida de emprego, bons indicadores nas exportações e produção industrial e a diminuição dos juros da dívida soberana portuguesa foram elementos também destacados no parlamento por Luís Montenegro.

O valor do défice permite também focar as atenções do país para o "principal objetivo nacional", o da conclusão do programa de assistência financeira no dia previsto, 17 de maio, recordou ainda o deputado do PSD.

À esquerda, PS, PCP e BE lembraram que a meta com a ´troika' para o défice de 2013 começou nos 3% aquando da assinatura do memorando, tendo deslizado até agora, alertando também para números que "escondem" o financiamento ao BANIF e resultam de operações extraordinárias.

"Por cada quatro euros que retiram às pessoas, três foram consumidos pela recessão", disse o deputado do PS Pedro Nuno Santos.

Já João Oliveira, do PCP, criticou o "assalto fiscal aos portugueses", por via de "roubo de salários e pensões" e aumento de impostos, reclamando que a política do Governo não é "sustentável para o futuro".

Pelo BE, Pedro Filipe Soares sublinhou que este défice "esconde as contas do BANIF" e o corte de salários, alertando também para o cada vez maior número de cidadãos que emigra, "cerca de dez mil por mês", disse.

O CDS-PP, pelo líder parlamentar Nuno Magalhães, declarou que os partidos de oposição perderam hoje uma "oportunidade para fazer um ato de contrição" pelas críticas à política do Governo e da maioria PSD/CDS-PP.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório