Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Concelhos de maior risco pesam mais de dois terços no poder de compra

Os dois grupos de concelhos de maior risco no mapa do Governo da covid-19 representam mais de dois terços do poder de compra de Portugal continental, segundo uma análise da Marktest.

Concelhos de maior risco pesam mais de dois terços no poder de compra
Notícias ao Minuto

19:40 - 24/11/20 por Lusa

Economia Covid-19

"Os dois grupos de concelhos de maior risco representam 38% da área do continente, mas concentram 69% da população total", indicou a empresa, num comunicado, acrescentando que "69% das empresas estão localizadas nestes concelhos, sendo responsáveis por 80% do Valor Acrescentado Bruto do país e por 75% das exportações".

A conclusão da Marktest resulta de uma análise "aos dados do mapa de risco da covid-19, disponibilizado pelo Governo" que mostra, segundo a empresa, "que os dois grupos de concelhos de maior risco concentram 69% da população e 68% do poder de compra no país", lê-se na mesma nota.

Estes dois grupos de concelhos "detêm ainda 71% dos hospitais, 56% dos lares e 55% dos seus utentes", segundo a mesma nota, que recorda que o Governo classificou estas regiões em relação ao seu risco tendo por base o peso que o número de novos casos dos últimos 14 dias tem no total da sua população.

"Os últimos dados disponíveis foram publicados no 'site' do Governo, onde são apresentados os 4 grupos de concelhos: risco moderado (65 concelhos), risco elevado (86 concelhos), risco muito elevado (80 concelhos) e risco extremamente elevado (47 concelhos)", recordou a Marktest, salientando que a lista "será revista e atualizada quinzenalmente".

A empresa calcula o índice de poder de compra regional desde 1992, com base em "informação indicadora do potencial de rendimento e consumo de cada concelho, nomeadamente a população residente, as receitas fiscais, as vendas de automóveis, os consumos de eletricidade, as dependências bancárias e os estabelecimentos comerciais", explicou a Marktest.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório