Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Estratégia para as migrações irá atrair talento para Portugal

O secretário de Estado Pedro Lomba afirmou hoje que a nova estratégia do Governo para as migrações permitirá ao Governo atrair talento estrangeiro e nacional em Portugal e travar a saída de jovens qualificados.

Estratégia para as migrações irá atrair talento para Portugal
Notícias ao Minuto

15:28 - 23/01/14 por Lusa

Economia Pedro Lomba

Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, Pedro Lomba anunciou a transformação do Alto-Comissariado para a Integração e Diálogo Intercultural, I.P, em Alto-Comissariado para as Migrações, I.P, com o qual O executivo PSD/CDS-PP pretende colocar Portugal "na competição global pelo talento".

Questionado sobre qual a estratégia definida pelo Governo para conseguir esse objetivo, o secretário de Estado adjunto do ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional respondeu que "um dos aspetos importantes dessa estratégia" consiste na "captação de estudantes internacionais", assinalando que hoje foi aprovado um diploma que estabelece o estatuto do estudante internacional.

"Por outro lado, através da criação de centros de conhecimento, de novos centros de investigação, de novas instituições, vai ser possível atrair mais talento estrangeiro, vai ser possível reter o talento nacional e vai ser possível criar condições para reverter a saída de muitos dos nossos jovens qualificados", sustentou.

"A estes instrumentos acrescerão outros, naturalmente, que fazem parte, de facto, de uma estratégia de captação. Depois, noutra ocasião poderemos falar um pouco mais aprofundadamente até sobre esses instrumentos", completou Pedro Lomba.

Na sua intervenção inicial, o secretário de Estado, disse que a nova orgânica do Alto-Comissariado para as Migrações hoje aprovada dá continuidade à "modernização" da política migratória portuguesa e ao "bom trabalho" em matéria de inclusão dos imigrantes e dos seus descendentes.

Segundo Pedro Lomba, esta reestruturação orgânica marca o início de uma "visão integrada entre política de imigração e política de emigração, em colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros", o que explica "a expressão migrações".

O governante referiu ainda que será reforçada a "missão de intervenção social nos descendentes das anteriores gerações migratórias", antes de destacar a missão de "captação do talento estrangeiro".

"Queremos criar condições para que o talento estrangeiro continue a vir para Portugal, queremos criar condições também para que o talento português possa regressar a Portugal, e criar condições também para reter o talento que aqui temos", declarou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório