Meteorologia

  • 24 JANEIRO 2021
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Edição

Adiar IVA e Segurança Social? Só estas empresas podem fazê-lo

Os trabalhadores independentes também podem adiar os pagamentos à Segurança Social.

Adiar IVA e Segurança Social? Só estas empresas podem fazê-lo
Notícias ao Minuto

09:25 - 23/11/20 por Notícias Ao Minuto 

Economia medidas covid

O Governo anunciou, no sábado, o adiamento do pagamento trimestral do IVA, dos pagamentos à Segurança Social, mas esta medida só estará disponível para micro, pequenas e médias empresas, de acordo com a portaria do Governo publicada em Diário da República. Os trabalhadores independentes também podem adiar os pagamentos à Segurança Social. 

Relativamente ao IVA, a "classificação como micro, pequena ou média empresa deve ser efetuada por certificação de revisor oficial de contas ou contabilista certificado", segundo o mesmo diploma.

O pagamento pode ser feito "até ao dia 30 de novembro de 2020" ou "em três ou seis prestações mensais, de valor igual ou superior a 25 euros, sem juros", pode ler-se no diploma. 

Já no que diz respeito às contribuições para a Segurança Social, "têm direito ao diferimento extraordinário do pagamento de contribuições referentes a novembro e dezembro de 2020 os trabalhadores independentes e as entidades empregadoras dos setores privado e social classificadas como micro, pequena e média empresa, nos termos do disposto no artigo 100.º do Código do Trabalho", pode ler-se.

As contribuições podem depois ser pagas em três ou seis prestações iguais e sucessivas, sem juros, nos meses de julho a setembro de 2021 e nos meses de julho a dezembro de 2021.

Em 10 de novembro foi publicado um despacho que determinava que as empresas iam ter mais tempo para entregarem a declaração do IVA e procederem ao pagamento do imposto e que alarga também os prazos para o cumprimento de várias outras obrigações fiscais.

Ao abrigo daquele calendário fiscal de 2020/2021, então publicado. as empresas passavam a poder entregar a declaração do IVA até ao dia 20 de cada mês e a efetuar o pagamento até ao dia 25, independentemente de estarem no regime mensal ou trimestral do IVA, tendo agora sido anunciado o adiamento do pagamento das empresas enquadradas no IVA trimestral (relativo aos meses de julhoagosto e setembro) para dia 30.

Os prazos limites previstos na lei para o envio de declaração periódica do IVA estão fixados nos dias 10 e 15 para os regimes mensal e trimestral, respetivamente. Já o pagamento deve ser feito até ao dia 15 (mensal) e 20 (trimestral).

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório