Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19. CIP e associadas querem aumento do rácio de clientes por loja

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e as suas associadas APED e APCC voltaram hoje a pedir ao Governo o aumento do rácio de clientes por loja, vincando que os espaços comerciais são lugares seguros.

Covid-19. CIP e associadas querem aumento do rácio de clientes por loja
Notícias ao Minuto

19:22 - 20/11/20 por Lusa

Economia Covid-19

"Vem a CIP e as suas associadas apelar, mais uma vez, ao Governo para alterar o rácio do número de pessoas em loja para 10 pessoas por 100 metros quadrados, à semelhança do que é praticado, por exemplo, em Espanha ou na Alemanha. Portugal tem, neste momento, o rácio de pessoas em loja mais baixo da Europa", lê-se num comunicado conjunto da CIP, Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e da Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC).

De acordo com aquelas associações, esta alteração permitiria um "maior tráfego em loja", sem colocar em causa a segurança, "e com maior possibilidade de terminar com as filas à porta das lojas".

No documento, a CIP, a APED e a APCC notaram que a ausência de medidas que equilibram a proteção da saúde e a manutenção da economia não permite que as empresas mantenham os níveis de emprego e sustentabilidade.

As três entidades apelaram ainda ao Governo para que não sejam postas em prática mais medidas que "penalizem" o retalho "e as fileiras que este sustenta".

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.360.914 mortos resultantes de mais de 56,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.762 pessoas dos 249.498 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório