Meteorologia

  • 26 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 32º

Recrutamento à distância? Cinco dicas para ter sucesso

Pode parecer um verdadeiro desafio, mas há algumas formas de simplificar o processo.

Recrutamento à distância? Cinco dicas para ter sucesso
Notícias ao Minuto

10:22 - 17/11/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Recrutamento

Com a pandemia e grande parte das empresas a optarem pelo teletrabalho, o recutamento à distância pode ser uma opção. Pode parecer um verdadeiro desafio, mas há algumas formas de simplificar o processo. 

A consultora britânica BJSS partilha cinco passos que poderão ajudar as empresas a otimizar o seu processo de recrutamento à distância

  • Descrição da oferta: um desafio ignorado - "O primeiro passo é assegurar de que a nomenclatura e descrição estão corretas e específicas - e não taxativas. Desta forma, os candidatos terão uma melhor oportunidade para exibir as suas soft skills, um aspeto crucial nas candidaturas de hoje. Se a função ainda não tiver um título, ou este ainda não for comum, poderá representar uma nova oportunidade de talento para o recrutador."
  • Alcançar a mão-de-obra correta - "Ainda assim, esta nova perspetiva de alcançar os candidatos certos é muito mais abrangente, uma vez que permite criar uma equipa versátil a vários níveis: género, qualificações académicas, background, nível de experiência, idade, origem e capacidades técnicas. Combinados, o resultado são personalidades diferentes e experiências interessantes alinhadas com o tipo de projetos da empresa, sendo que é importante ter em mente que o conhecimento técnico pode ser aprendido, ao passo que os valores são mais difíceis de desenvolver."
  • Acesso a uma maior oportunidade de talentos - "Se o objetivo das empresas é tornarem-se remotas, então faz sentido escolher os candidatos pelo seu talento e não pela necessariamente pela sua localização. Na prática, isto significa recrutar pessoas que estariam tipicamente fora das normais pesquisas associadas a uma dada geografia, significa também trazer talento de outros países para Portugal ou até estabelecer equipas completamente remotas sem depender de uma dada geografia ou cidade."
  • Processo de recrutamento, digital, remoto e humano - "Digitalizar o processo de recrutamento não é o único desafio. É importante preparar a empresa para que a própria integração de novos funcionários seja feita remota desde o primeiro dia. Isto significa investir numa cultura de empresa que incentive à colaboração e trabalho remoto."
  • Gerir um onboarding totalmente remoto - "Gerir um processo de onboarding totalmente remoto requer também uma redefinição de como este se transporta para a casa da funcionário. Significa para as empresas um mapeamento de como o processo era anteriormente feito e como é que este poderá ser completamente transportado para um ambiente remoto sem que se perca a interação humana."

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório