Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Espanhol BBVA vende filial dos EUA por 9,7 mil milhões e dispara na bolsa

O banco espanhol BBVA anunciou hoje que chegou a acordo para vender 100% da sua filial nos Estados Unidos da América ao grupo de serviços financeiros PNC por 9,7 mil milhões de euros.

Espanhol BBVA vende filial dos EUA por 9,7 mil milhões e dispara na bolsa
Notícias ao Minuto

11:15 - 16/11/20 por Lusa

Economia Banco

A informação publicada esta manhã no regulador do mercado espanhol, a CNMV, levou as ações do BBVA a subirem 16% na bolsa de valores de Madrid.

O preço de venda do BBVA USA é de cerca de 9,7 mil milhões de euros (11,6 mil milhões de dólares), explicou o banco, cujo presidente, Carlos Torres Vila, sublinhou que a operação representa "quase 50% da capitalização na bolsa do BBVA, para um negócio que gera menos de 10% do lucro do banco".

Da mesma forma, acrescentou, o preço é "mais de duas vezes e meia o valor que os analistas atribuem a esta filial", pelo que a criação de valor para os acionistas é "muito significativa".

O BBVA espera que a transação anunciada tenha um impacto positivo no rácio de capital 'Common Equity Tier 1 ("fully loaded")' do grupo de aproximadamente 300 pontos e um resultado líquido de impostos de aproximadamente 580 milhões de euros.

Nos minutos que seguiram a abertura da bolsa, as ações do BBVA chegaram hoje a subir 20%, mas cerca das 09h30 (08h30 em lisboa) a subida era de 16,45%, as mais elevadas, na altura, de toda a bolsa de valores espanhola.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório