Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Na Black Friday e no Natal, este ano os portugueses querem gastar menos

De um modo geral, a "tendência é para poupar", sublinha a DECO.

Na Black Friday e no Natal, este ano os portugueses querem gastar menos
Notícias ao Minuto

10:48 - 16/11/20 por Notícias Ao Minuto

Economia compras

Este ano os portugueses deverão dar prioridade às compras online, até porque vivemos em contexto de pandemia, mas em comparação com o ano anterior o que se espera é que as despesas sejam mais reduzidas, de acordo com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).

Dados da DECO revelam que apenas 21% dos inquiridos preveem fazer compras no período da Black Friday deste ano (fim de semana de 27 a 29 de novembro), menos 20%, aproximadamente, face a 2019.

Relativamente ao Natal, 85% pretendem salvar o espírito natalício das garras da pandemia, dando presentes. No entanto, a percentagem é mais baixa do que em 2019, ano em que atingiu os 91%.

"Além disso, a maioria dos portugueses inquiridos pretende gastar menos na black friday, face a 2019. No entanto, no Natal, as percentagens dividem-se entre manter as despesas semelhantes às do ano anterior e diminuir os gastos. Regra geral, a tendência é para poupar", refere a DECO. 

Relativamente aos valores, no período da Black Friday, os portugueses preveem gastar, em média, 180 euros. 53% dos inquiridos contam desembolsar até 100 euros, sendo que 29% pretende gastar mais de 200 euros. Já no Natal, a média do valor que os portugueses preveem gastar é maior: 264 euros. 30% preveem gastar até 100 euros e 40% conta gastar mais de 200 euros. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório