Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Rui Gomes vai assumir pasta de ministro das Finanças no Governo timorense

O economista Rui Gomes, que liderou a equipa do Programa de Recuperação Económica do executivo timorense, vai assumir a pasta de ministro das Finanças em substituição do atual titular da pasta, confirmaram à Lusa fontes do Governo.

Rui Gomes vai assumir pasta de ministro das Finanças no Governo timorense
Notícias ao Minuto

10:14 - 16/11/20 por Lusa

Economia Timor-Leste

Gomes, que ocupou o cargo no sétimo Governo, liderado pela Fretilin, foi convidado para o cargo pelo chefe do Governo, Taur Matan Ruak e deverá tomar posse "ainda esta semana ou o mais tardar na próxima", segundo as mesmas fontes.

O novo titular da pasta substituirá assim o atual ministro, Fernando Hanjam, que tomou posse a 24 de junho, mas que devido a doença tem estado impedido de exercer adequadamente o mandato.

Grande parte das responsabilidades, incluindo a preparação dos Orçamentos Gerais do Estado de 2020 e 2021, foram até aqui assumidas pela vice-ministra, Sara Brites.

Rui Gomes, que é atualmente assessor na Presidência da República, é considerado um dos melhores economistas do país, tendo sido o líder da equipa criada pelo Governo para desenhar o Programa de Recuperação Económica de resposta à crise que o país tem vivido e aos efeitos da pandemia da covid-19.

A data da tomada de posse está à espera de confirmação na agenda do Presidente da República, Francisco Guterres Lú-Olo que tem prevista para esta semana uma deslocação à região de Ermera.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório