Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Matosinhos prevê criar 500 contratos de arrendamento acessível até 2025

A Câmara Municipal de Matosinhos, no distrito do Porto, prevê até 2025 celebrar 500 contratos de arrendamento acessível, destinado à classe média e aos jovens, adiantou hoje a autarquia.

Matosinhos prevê criar 500 contratos de arrendamento acessível até 2025
Notícias ao Minuto

19:39 - 13/11/20 por Lusa

Economia Matosinhos

Em comunicado, a autarquia refere que o objetivo do programa de arrendamento acessível, que deverá arrancar nas próximas semanas, é apoiar a classe média e os jovens no acesso à habitação.

No âmbito deste, o município vai arrendar imóveis habitacionais, de diferentes tipologias e freguesias do concelho, que, posteriormente, os subarrende às famílias a preços acessíveis, explicou.

"Será a autarquia a assegurar a relação contratual e financeira com o senhorio e com o subarrendatário", frisou.

Citada na nota, a presidente da câmara, Luísa Salgueiro, ressalvou que o esforço financeiro da autarquia com este programa, suportando a diferença de valor entre a renda paga aos senhorios e recebida dos subarrendatários, será sempre "moderado e largamente compensado" pelos benefícios sociais e pela regulação do mercado.

"A câmara entende que as políticas municipais de habitação devem contribuir para responder ao agravamento de situações de carência, mas também criar condições de acesso à habitação que permitam fixar a população e atrair muitos dos que, nos últimos anos, não encontraram no concelho", afirmou.

A crescente dificuldade, sobretudo dos mais jovens, no acesso à habitação obriga-os a procurar resposta fora do concelho, alertou.

A habitação será o tema do próximo `webinar´ do ciclo de debates "Matosinhos à Conversa" que se realizará na quarta-feira, pelas 21:00.

Sob o tema "Matosinhos: Casa Acessível", o encontro contará com a presença da secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, da presidente da câmara e do consultor da Estratégia Local de Habitação, Artur Costa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório