Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Comércios da Figueira da Foz fecham às 22h00 nos dias úteis

Os estabelecimentos comerciais da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, devem encerrar até às 13h00 aos sábados e domingos e até às 22h00 aos dias úteis, durante o período do estado de emergência, anunciou a autarquia.

Comércios da Figueira da Foz fecham às 22h00 nos dias úteis
Notícias ao Minuto

09:42 - 13/11/20 por Lusa

Economia Covid-19

O presidente do município, Carlos Monteiro, determinou, em despacho, que, durante o período do estado de emergência devido à pandemia causada pela covid-19, aos sábados e domingos, “todos os estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços, bem como os que se encontrem em conjuntos comerciais, deverão encerrar até às 13:00”.

Segundo o documento, são exceções as mercearias e supermercados e outros estabelecimentos de venda de produtos alimentares e de higiene para pessoas e animais, que deverão encerrar até às 19h00.

Os estabelecimentos de restauração e similares exclusivamente para efeitos de entrega no domicílio, diretamente ou através de intermediário, devem fechar até às 01:00.

São exceções farmácias e locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica, consultórios e clínicas (designadamente clínicas dentárias e centros de atendimento médicoveterinário com urgências), atividades funerárias e conexas e postos de abastecimento de combustíveis.

Carlos Monteiro deliberou ainda que na área do município da Figueira da Foz, nos dias úteis, “todos os estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços, bem como os que se encontrem em conjuntos comerciais, deverão encerrar até às 22:00”.

Não são abrangidos por este horário os estabelecimentos de restauração (devem encerrar às 22:30), os estabelecimentos de restauração e similares exclusivamente para efeitos de entrega no domicílio, diretamente ou através de intermediário, os quais não podem fornecer bebidas alcoólicas no âmbito dessa atividade (devem encerrar às 01:00).

Os horários definidos não se aplicam a farmácias e locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica, a consultórios e clínicas, a atividades funerárias e conexas e aos postos de abastecimento de combustíveis.

Segundo a autarquia, os estabelecimentos de prestação de serviços de aluguer de veículos sem condutor podem, sempre que o respetivo horário de funcionamento o permita, encerrar às 01:00 e reabrir às 06:00.

Por fim, o despacho autárquico determina que os equipamentos culturais não municipais devem fechar portas às 22h30.

O presidente da autarquia da Figueira da Foz justifica as medidas face à evolução da situação epidemiológica no concelho, que faz parte da lista de municípios de maior risco desde 4 de novembro.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.285.160 mortos em mais de 52,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.181 pessoas dos 198.011 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório