Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

INE melhora previsões. PIB cresce 13,3% em cadeia e cai 5,7% face a 2019

A estimativa do INE hoje divulgada, relativa ao 3.º trimestre, é ligeiramente melhor do que os dados preliminares conhecidos no final de outubro.

INE melhora previsões. PIB cresce 13,3% em cadeia e cai 5,7% face a 2019
Notícias ao Minuto

09:30 - 13/11/20 por Notícias Ao Minuto

Economia PIB

A economia portuguesa registou um crescimento de 13,3% no terceiro trimestre em comparação com o segundo trimestre do ano. Porém, face ao período homólogo o produto interno bruto (PIB) registou uma quebra foi de 5,7%, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo INE. Estes valores constituem uma revisão ligeiramente em alta face às previsões divulgadas no final de outubro

"No 3.º trimestre de 2020, o Produto Interno Bruto (PIB) em termos reais registou uma redução homóloga de 5,7%, após a forte contração de 16,4% no trimestre anterior. (...) Comparativamente com o 2.º trimestre de 2020, o PIB aumentou 13,3% em termos reais, depois da forte contração observada no trimestre anterior (variação em cadeia de -13,9%)", pode ler-se no relatório do INE.

No final de outubro, as previsões do INE apontavam para um crescimento de 13,2% em cadeia no terceiro trimestre e uma quebra homóloga na ordem dos 5,8%. 

"Estes resultados reveem em alta (0,1 p.p.) as taxas de variação apresentadas na primeira estimativa rápida, devido à integração de informação primária adicional, nomeadamente relativa ao comércio internacional de serviços", explica a agência de estatísticas. 

Relativamente à quebra homóloga do PIB, o INE explica que a "redução menos intensa do PIB deveu-se sobretudo ao comportamento da procura interna que registou um contributo de -4,1 pontos percentuais (p.p.) para a variação homóloga do PIB, significativamente menos negativo que o verificado no trimestre anterior (-11,8 p.p.)", pode ler-se.

Quanto ao comportamento do PIB em cadeia, o "resultado é também explicado, em larga medida, pelo comportamento da procura interna, que apresentou um expressivo contributo positivo (10,6 p.p.) para a variação em cadeia do PIB, após o contributo fortemente negativo no 2º trimestre (-10,9 p.p.)". 

Estes resultados seguem-se à queda do PIB de 16,4% no segundo trimestre do ano, naquele que foi o período mais afetado pelas medidas restritivas de combate à pandemia do novo coronavírus

Quais são as previsões? 

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê uma queda de 10% do PIB português em 2020, e uma recuperação de 6,5% para 2021. O Governo prevê uma queda da economia de 8,5% este ano e uma recuperação de 5,4% em 2021. O Banco de Portugal estima uma quebra de 8% do PIB em 2020 e  Comissão Europeia prevê uma queda de 9,8% da economia portuguesa este ano. 

[Notícia atualizada às 9h49.]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório