Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: STCP regista quebra diária de 7% no final de outubro

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) registou na última semana de outubro uma quebra na procura diária de 7%, divulgou hoje fonte da empresa, acrescentando não se preverem alterações no serviço devido à covid-19.

Covid-19: STCP regista quebra diária de 7% no final de outubro
Notícias ao Minuto

19:09 - 12/11/20 por Lusa

Economia STCP

Em resposta à agência Lusa, fonte da empresa explicou que, desde a segunda semana de outubro -- em que a STCP atingiu o número "máximo" diário passageiros transportados desde o desconfinamento (200 mil) --, a procura tem vindo tendencialmente a diminuir.

"Evidencia-se uma tendência de diminuição de procura e, na última semana do mês, regista-se uma descida na procura media diária de 7%", referiu a STCP, adiantando que os dados mais recentes da primeira semana de novembro indicam que se mantém a tendência de descida.

A procura na primeira semana de novembro representa 61% quando comparada com o mesmo período homologo, traduzindo-se numa média de 167 mil passageiros por dia útil.

Quanto a eventuais alterações no decorrer da implementação do recolher obrigatório devido à pandemia de covid-19, fonte da empresa disse que, de momento, não estão previstas alterações da oferta nos horários noturnos e de madrugada, uma vez que uma série de atividades permanecem em funcionamento e os trabalhadores "continuam a necessitar" dos serviços da STCP.

A mesma fonte avançou que, após este primeiro fim de semana em que vigora o Estado de Emergência, será feita uma "cuidada análise" e o plano de oferta poderá ser reavaliado.

"No entanto, numa altura em que ainda se desconhece como se comportará a procura nas diversas linhas STCP ao longo deste período, o objetivo principal da empresa será o de penalizar ao mínimo todos os clientes que contam com a rede STCP para trabalhar ou para realizar as deslocações essenciais e devidamente autorizadas", afirmou.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.285.160 mortos em mais de 52,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.181 pessoas dos 198.011 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Portugal entrou na segunda-feira em estado de emergência, desde as 00:00 até 23 de novembro, para combater a pandemia de covid-19.

A circulação estará limitada nos próximos dois fins de semana entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo e as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira nos 121 concelhos de maior risco de contágio.

Naqueles concelhos, o Governo decretou também o recolher obrigatório entre as 23:00 e as 05:00 nos dias de semana, a partir de segunda-feira e até 23 de novembro, nos 121 municípios mais afetados pela pandemia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório