Meteorologia

  • 08 DEZEMBRO 2021
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 15º

Edição

Comércio de Matosinhos abre às 8h00 nos próximos dois fins de semana

Os estabelecimentos comerciais de Matosinhos, no distrito do Porto, vão poder abrir nos próximos dois fins de semana às 8h00 para evitar aglomerações de pessoas, adiantou hoje à Lusa fonte da câmara local.

Comércio de Matosinhos abre às 8h00 nos próximos dois fins de semana
Notícias ao Minuto

14:09 - 12/11/20 por Lusa

Economia Covid-19

"O objetivo deste alargamento é evitar que se verifiquem concentrações no interior e exterior dos estabelecimentos", referiu.

Este horário excecional, aprovado por unanimidade pela Comissão Municipal de Proteção Civil de Matosinhos, vai vigorar nos próximos dois fins de semana abrangidos pelo recolher obrigatório, fixado nas 13:00, decretado pelo Governo.

A presidente da câmara, Luísa Salgueiro, criticou hoje na sua página da rede social Facebook a decisão do Grupo Jerónimo Martins de antecipar a abertura das suas superfícies (Pingo Doce) às 06:30.

"Esta decisão do grupo Jerónimo Martins é um aproveitamento inaceitável das regras de restrição à circulação de pessoas", escreveu, numa publicação que conta já com 110 partilhas e mais de 40 comentários.

Considerando um "insulto" para os pequenos e médios comerciantes e para os empresários da restauração que "sacrificam os seus negócios em nome da defesa da saúde de todos", a autarca socialista assumiu que tentará evitar que o grupo o possa fazer "dentro das possibilidades legais".

Também o vereador da Proteção Civil, o comunista José Pedro Rodrigues, usou o Facebook para se manifestar contra esta decisão do Grupo Jerónimo Martins.

"A Comissão Municipal de Proteção Civil de Matosinhos não autoriza estes horários e o município vai avaliar as medidas para contrariar este inadmissível abuso", afirma na publicação, que tem já 165 partilhas e mais de 50 comentários.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.285.160 mortos em mais de 52,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.103 pessoas dos 192.172 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório