Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Trabalhadores do Fisco juntam-se à greve geral de 14 de Novembro

O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) lançou esta terça-feira um apelo aos trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para que “façam greve no próximo dia 14 de Novembro”, convocada pela CGTP.

Trabalhadores do Fisco juntam-se à greve geral de 14 de Novembro
Notícias ao Minuto

16:10 - 23/10/12 por Eudora Ribeiro

Economia STI

O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) lançou hoje aos trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) um apelo para “que façam greve no próximo dia 14 de Novembro”, dia de greve geral.

O STI critica, em comunicado, o corte do rendimento disponível “entre 2,2 e 2,8 salários”, devido ao aumento do IRS, e a antecipação da regra de harmonização da aposentação com o sector privado, “que deveria suceder apenas em 2015”. Para o STI, esta antecipação “apenas vem aumentar a pilha de contractos rasgados que este e outros governos vêm acumulando”.

No documento, os trabalhadores do Fisco também criticam que “as ajudas de custo atingirão um valor, de tal forma exorbitante, que se torna impeditivo sair do local de trabalho”, mesmo que isso implique “a paralisação da justiça e inspecção tributárias, da fiscalização aduaneira e das auditorias externas”.

No leque de críticas do sindicato dos trabalhadores do Fisco inclui-se também a reprovação do que dizem ser uma “redução galopante do rendimento disponível dos pensionistas e aposentados”, que qualificam de “absolutamente ignóbil”.

O STI fala em “requinte de malvadez” da parte do Governo de Passos Coelho, apontando mesmo que o Executivo “pretende iludir, com uma maquilhagem que qualquer demonstração séria desmonta facilmente, a iniquidade que o Tribunal Constitucional (TC) declarou inconstitucional, compensando o chumbo daquela medida, numa atitude de revanchismo deplorável, com um pacote de outras medidas que produzirão um efeito muito mais gravoso”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório