Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Bruxelas saúda acordo do PE e Conselho sobre orçamento plurianual da UE

A Comissão Europeia congratulou-se hoje com o acordo entre o Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia (UE) sobre o orçamento a longo prazo e novo Fundo de Recuperação, por permitir uma Europa "resiliente, verde e digital".

Bruxelas saúda acordo do PE e Conselho sobre orçamento plurianual da UE
Notícias ao Minuto

16:11 - 10/11/20 por Lusa

Economia Bruxelas

Em comunicado, o executivo comunitário saúda o "acordo sobre pacote de 1,8 biliões de euros para ajudar a construir uma Europa mais verde, mais digital e mais resiliente", montante que inclui o próximo Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 e o Fundo de Recuperação para a crise gerada pela pandemia.

"Uma vez adotado, [...] este será o maior pacote alguma vez financiado através do orçamento da UE", destaca a Comissão Europeia, falando na construção de uma "Europa após o covid-19 mais verde, mais digital, mais resistente e mais bem preparada para os desafios atuais e futuros".

Citada pela nota de imprensa, a líder do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, também saúda o passo hoje alcançando, exortando o Parlamento Europeu e o Conselho a "avançar com a finalização do acordo sobre o próximo orçamento a longo prazo e Fundo de Recuperação da UE até ao final do ano".

"É necessária ajuda para os cidadãos e para as empresas gravemente atingidos pela crise do coronavírus", adianta Ursula von der Leyen.

A presidência alemã do Conselho da UE anunciou que alcançou hoje "um acordo político" com os negociadores do Parlamento Europeu em torno do orçamento plurianual para 2021-2027, que será reforçado em 16 mil milhões de euros.

A presidência rotativa do Conselho -- que representa os Estados-membros -- apontou em comunicado que "o acordo foi alcançado após consultas intensas com o Parlamento e a Comissão, em curso já desde o final de agosto", e contempla um reforço orçamental para diversos programas da UE, incluindo o Horizonte Europa, Erasmus+ e EU4Health, tal como exigiam os eurodeputados, mas respeitando os "tetos máximos" impostos pelo Conselho.

Grande parte das novas verbas será proveniente das multas impostas a empresas por violações em matéria de concorrência.

O compromisso estabelece também um 'roteiro' para a introdução de novos recursos próprios, as fontes de financiamento do orçamento da UE, tais como impostos sobre o digital e sobre as transações financeiras, o mais tardar até 2026.

Este acordo de princípio entre os negociadores do Conselho e do Parlamento será agora sujeito à validação por parte dos Estados-membros e da assembleia europeia, juntamente com os restantes elementos do Quadro Financeiro Plurianual, incluindo o regime geral de condicionalidade ao respeito pelo Estado de direito, matéria sobre a qual as partes já haviam chegado a um compromisso na passada semana.

Em julho passado, naquela que foi a segunda cimeira mais longa da história da UE, ao cabo de quatro dias e quatro noites de negociações os chefes de Estado e de Governo da União Europeia chegaram a um acordo sobre o Quadro Financeiro Plurianual para 2021-2027, num montante de 1,074 biliões de euros -- que é assim elevado para 1,09 biliões -, dos quais caberão a Portugal cerca de 30 mil milhões.

Fechado e ratificado o acordo, o novo quadro orçamental da UE entrará em vigor em simultâneo com a presidência portuguesa da UE, no primeiro dia de 2021.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório