Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Fumo branco. PE e Conselho chegam a acordo sobre fundo de recuperação

O Parlamento Europeu e a presidência alemã do Conselho da União Europeia chegaram a acordo sobre o fundo de recuperação, em resposta à crise, e sobre o Quadro Financeiro Plurianual até 2027.

Fumo branco. PE e Conselho chegam a acordo sobre fundo de recuperação
Notícias ao Minuto

14:49 - 10/11/20 por Notícias Ao Minuto

Economia UE

Há fumo branco. O Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia chegaram a um acordo, esta terça-feira, relativamente ao fundo de recuperação e ao Quadro Financeiro Plurianual (QFP 2021-2027). O anúncio foi feito pelo comissário europeu para o Orçamento, Johannes Hahn.

"A UE mostrou a sua capacidade de ação garantindo o apoio vital e urgente às empresas, cidadãos e regiões nesta crise sem precedentes", escreveu Johannes Hahn, numa publicação na rede social Twitter.

A expectativa era a de que ainda esta semana o Conselho (Estados-membros) e o Parlamento 'fechassem' um acordo, até porque já foi ultrapassada, na semana passada, uma das questões mais complexas, a do mecanismo que condiciona o acesso aos fundos comunitários ao respeito do Estado de direito.

Este era um dossiê particularmente sensível, que já havia sido bastante problemático nas negociações de julho - face à oposição dos principais visados, Hungria e Polónia, designadamente -, mas na última quinta-feira a presidência alemã do Conselho da UE e a assembleia chegaram finalmente a um compromisso político sobre esta matéria.

A presidente da Comissão Europeia sublinhou, em julho, o "poder de fogo sem precedentes" fornecido pelo Quadro Financeiro Plurianual e o Fundo de Recuperação acordados pelos líderes europeus - num montante total de 1,8 biliões de euros, sendo que o chamado 'NextGenerationEU' tem uma dotação de 750 mil milhões de euros.

Também o porta-voz da presidência alemã do Conselho da União Europeia, Sebastian Fischer, escreveu no Twitter que "os negociadores do Conselho e do Parlamento Europeu chegaram a um acordo político no orçamento da União Europeia e no pacote da recuperação". 

Portugal poderá vir a arrecadar um total de 26,3 mil milhões de euros, 15,5 mil milhões dos quais em subvenções e os restantes 10,8 milhões sob a forma de empréstimos (voluntários) em condições muito favoráveis.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório