Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Perda do produto potencial da zona euro pode ser de 3% em 2022, diz BCE

A perda do produto potencial na zona euro poderá atingir os 3% no final de 2022, de acordo com um estudo divulgado hoje pelo Banco Central Europeu (BCE).

Perda do produto potencial da zona euro pode ser de 3% em 2022, diz BCE
Notícias ao Minuto

09:10 - 10/11/20 por Lusa

Economia BCE

"No total, a perda no nível de produto potencial chegaria a cerca de 3% no final de 2022. Mesmo que o crescimento potencial retorne bastante cedo a níveis pré-crise, o nível de produto potencial seria afetado por mais tempo", pode ler-se num dos artigos publicados no Boletim Económico do BCE de hoje.

A projeção, baseada num modelo de componentes não-observadas (UCM), está ainda assim "sujeita a incerteza considerável".

De acordo com o modelo, "a contribuição do trabalho é fundamental para as mudanças no produto potencial", estimando que a taxa de desemprego e as horas trabalhadas são as mais afetadas pela crise atual, causada pela pandemia de covid-19.

"No entanto, este efeito poderá ser mitigado por esquemas de trabalho temporário, que não são totalmente capturados pelo UCM. A tendência média de horas trabalhadas pesará no crescimento potencial até ao fim de 2021, antes de ter um efeito positivo em 2022", pode ler-se no documento.

O artigo do Boletim Económico do BCE aponta ainda que "o 'stock' de capital contribuiria para a revisão em baixa do crescimento potencial, ligado à descida do investimento".

Relativamente aos efeitos da pandemia, o artigo antecipa que a curto prazo "a amplitude da flutuação depende significativamente de como se assume que as medidas de contenção afetem o produto potencial".

"A longo prazo, depende de quanto tempo a pandemia durar e de quanto as medidas de política protejam a economia de 'cicatrizes' excessivas, entre outros fatores", conclui o artigo.

O BCE antecipa ainda que a pandemia "deverá induzir algumas mudanças estruturais na economia da zona euro e as políticas económicas vão jogar um papel fulcral na facilitação desta mudança".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório