Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Mulheres têm de trabalhar mais 52 dias para ganhar o mesmo que os homens

Assinala-se esta terça-feira, dia 10 de novembro, o Dia Nacional da Igualdade Salarial.

Mulheres têm de trabalhar mais 52 dias para ganhar o mesmo que os homens
Notícias ao Minuto

08:50 - 10/11/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Salários

52 dias. Sim, 52 é o número de dias que as mulheres têm de trabalhar a mais para ganhar o mesmo que os homens, lembra a Presidência do Conselho de Ministros, esta terça-feira. Apesar dos "progressos", ainda é preciso "continuar a lutar" pela igualdade salarial. 

Esta terça-feira, dia 10 de novembro, assinala-se o Dia Nacional da Igualdade Salarial, uma data simbólica que marca o dia a partir do qual as mulheres trabalham "sem receber" até ao final do ano

"Hoje é o Dia Nacional da Igualdade Salarial. Houve vários progressos nos últimos anos mas é preciso continuar a lutar para que as mulheres não tenham de trabalhar mais 52 dias para ganhar o mesmo que os homens", lembra a tutela, num post publicado na rede social Twitter. 

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), "as mulheres e os homens têm o direito a receber uma remuneração igual por um trabalho de igual valor". Porém, a OIT reconhece que a desigualdade salarial é um problema "persistente e universal" e que "desde a entrada das mulheres no mercado de trabalho estas têm tido, em geral, uma remuneração mais baixa do que os homens".

De recordar que na quarta-feira, 4 de novembro, assinalou-se o dia europeu da igualdade salarial. É um dia simbólico que marca o número de dias que as mulheres europeias têm de trabalhar para alcançarem o mesmo salário que os homens até ao final do ano.

Leia Também: A partir de hoje, mulheres estão a "trabalhar de graça" até ao fim do ano

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório