Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Companhia de 'leasing' aéreo reclama 15 milhões da SATA

A companhia de 'leasing' aéreo Aircfrat Engine Lease Finance Limited interpôs uma ação onde reclama 15 milhões de euros à Azores Airlines, do grupo SATA, segundo o documento apresentado ao tribunal.

Companhia de 'leasing' aéreo reclama 15 milhões da SATA
Notícias ao Minuto

20:15 - 03/11/20 por Lusa

Economia Aviação

O documento a que a Lusa teve acesso e que deu hoje entrada no Tribunal de Ponta Delgada reclama da transportadora açoriana perto de 15 milhões de euros.

A agência Lusa contactou a SATA para saber se já foi notificada do processo e qual será a resposta a dar, aguardando resposta da operadora.

As duas transportadoras aéreas do grupo SATA fecharam o primeiro semestre com prejuízos de cerca de 42 milhões de euros, que comparam com perdas de 33,5 milhões no período homólogo.

Nas demonstrações financeiras das empresas públicas regionais, a que a Lusa teve acesso no começo de outubro, é referido que a Azores Airlines (que opera de e para fora do arquipélago) teve prejuízos de 34,5 milhões de euros entre janeiro e junho, ao passo que a SATA Air Açores, que voa no arquipélago, teve perdas de 7,6 milhões de euros.

A operação da SATA no período foi fortemente condicionada pela pandemia de covid-19, tendo a empresa parado a operação durante a maior parte do segundo trimestre.

Todavia, em 2019, os prejuízos globais do grupo haviam já sido de 53 milhões de euros, valor em linha com a perda registada em 2018.

SATA pediu recentemente um auxílio estatal de 133 milhões de euros, operação aprovada por Bruxelas.

No entanto, a Comissão Europeia abriu um procedimento para Portugal provar que os três aumentos de capital recentes na transportadora açoriana não foram ajudas do Estado, decorrendo atualmente o prazo para o país responder.

[Notícia atualizada às 06h40]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório