Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

"Teletrabalho obrigatório não vem em nada ajudar a economia", alerta CTP

Francisco Calheiros recordou que o Turismo tem sido dos sectores mais prejudicados pela pandemia.

"Teletrabalho obrigatório não vem em nada ajudar a economia", alerta CTP
Notícias ao Minuto

19:30 - 03/11/20 por Notícias ao Minuto

Economia CTP

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) advertiu, esta segunda-feira, para o impacto que o teletrabalho obrigatório terá na economia portuguesa. 

"O facto de se passar a ter o teletrabalho obrigatório - que não faz distinção entre empresas e que é imposto a todas aquelas em que é possível - não vem em nada ajudar a economia", sublinhou o presidente da confederação, Francisco Calheiros, em declarações aos jornalistas, após ter sido ouvido pelo Presidente da República, no Palácio de Belém.

Recordando que o Turismo tem sido dos sectores mais prejudicados pela pandemia, o responsável referiu que, na audiência com o Chefe de Estado, destacou que "é fundamental que venham medidas de apoio de capitalização das empresas", nos próximos tempos, para enfrentar a crise sanitária e o eventual novo Estado de Emergência. 

"Não há empresa que sem apoios aguente 11 ou 12 meses sem, praticamente, atividade nenhuma", argumentou.

Frisando que as medidas de apoio às empresas que o Governo já tomou "foram muito importantes", Francisco Calheiros disse que, contudo, estas "já foram ultrapassadas". "Por isso, são necessárias novas medidas para apoiar as empresas, de forma a que elas possam sobreviver", acrescentou. 

É de recordar que a partir de amanhã, de acordo com as medidas aprovadas no passado sábado em Conselho de Ministros, nos 121 concelhos do país considerados de maior risco de contágio, será decretado o teletrabalho obrigatório. Na impossibilidade de teletrabalho, haverá a obrigatoriedade de desfasamento de horários.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebe os parceiros sociais entre hoje e quarta-feira, depois de na segunda-feira ter ouvido os nove partidos com assento parlamentar sobre um eventual Estado de Emergência.

De acordo com a Constituição, compete ao Presidente da República declarar o Estado de Emergência, no todo ou em parte do território nacional, mas para isso tem de ouvir o Governo e de ter autorização da Assembleia da República.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório