Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Preço das portagens deverá manter-se no próximo ano

Tal como no início deste ano, as taxas de portagem nas autoestradas não deverão sofrer alterações a 1 de janeiro de 2021.

Preço das portagens deverá manter-se no próximo ano
Notícias ao Minuto

10:18 - 30/10/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Portagens

Os preços das portagens nas autoestradas não deverão sofrer alterações no próximo ano, uma vez que o índice de preços ao consumidor (IPC) de outubro, excluindo habitação, foi de -0,18%, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). Já no início deste ano, o preço também permaneceu inalterado

A fórmula que estabelece a forma como é calculado o aumento do preço das portagens em cada ano está prevista no decreto-lei n.º 294/97 e determina que a variação a praticar em cada ano tem como referência a taxa de inflação homóloga sem habitação no Continente verificada no último mês para o qual haja dados disponíveis antes de 15 de novembro, data limite para os concessionários comunicarem ao Governo as suas propostas de preços para o ano seguinte.

Tendo em conta a taxa de inflação homóloga de -0,18% em outubro, excluindo habitação, no Continente, que foi divulgada hoje pelo INE, haverá uma estabilização dos preços das portagens no próximo ano.

A estabilização dos preços das portagens, tal como aconteceu em 2020, segue-se a quatro anos consecutivos de subidas: em 2019 as portagens nas autoestradas aumentaram 0,98%, depois de subidas de 1,42% em 2018, de 0,84% em 2017 e de 0,62% em 2016.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório