Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

BCE mantém juros e política monetária como era esperado

Esta decisão está em linha com o que era antecipado, o que significa que o BCE deverá esperar por dezembro para ver os efeitos da nova vaga de Covid-19 e dos novos confinamentos.

BCE mantém juros e política monetária como era esperado
Notícias ao Minuto

12:51 - 29/10/20 por Notícias Ao Minuto

Economia BCE

O Banco Central Europeu (BCE) manteve as taxas de juro e a política monetária, esta quinta-feira, numa altura em que vários países avançam com confinamentos para conter a propagação da Covid-19. Esta decisão está em linha com as expectativas dos analistas. 

"O Conselho do BCE espera que as taxas de juro diretoras do BCE se mantenham nos níveis atuais ou em níveis inferiores até observar que as perspetivas de inflação estão a convergir de forma robusta no sentido de um nível suficientemente próximo, mas abaixo, de 2% no seu horizonte de projeção e que essa convergência se tenha refletido consistentemente na dinâmica da inflação subjacente", refere o BCE em comunicado

Esta decisão está em linha com o que era antecipado, o que significa que o BCE deverá esperar por dezembro para ver os efeitos da nova vaga de Covid-19 e dos novos confinamentos.

Inicialmente o programa, lançado em março, previa a compra de 750 mil milhões de euros de dívida até ao final deste ano. Em junho, o seu volume foi aumentado em 600 mil milhões de euros e a duração foi alargada pelo menos até ao final de junho de 2021.

Isto acontece num momento crítico em toda a Europa, dado o aumento crescente dos casos confirmados da Covid-19, o que está a levar vários países, como França e Alemanha, a aplicarem confinamentos parciais. 

pandemia da Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 43 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório