Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Taxa de desemprego foi de 8,1% em agosto. Em setembro terá sido de 7,7%

Os dados foram divulgados esta quinta-feira pelo INE.

Taxa de desemprego foi de 8,1% em agosto. Em setembro terá sido de 7,7%
Notícias ao Minuto

11:00 - 29/10/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Desemprego

A taxa de desemprego - conceito da Organização Internacional do Trabalho (OIT) - situou-se em 8,1% em agosto, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE), esta quinta-feira, confirmando os dados provisórios divulgados há um mês. Os dados provisórios apontam para que em setembro a taxa de desemprego tenha sido de 7,7%. 

Em setembro, a população empregada aumentou 0,8% em relação ao mês anterior e 1,9% em relação a três meses antes, tendo diminuído 2,3% relativamente ao mesmo mês de 2019, segundo o INE.  Já a população desempregada diminuiu 3,7% em relação a agosto de 2020 e aumentou 7,7% relativamente a junho do mesmo ano e 17,1% em comparação homóloga.

Assim, em setembro, a taxa de desemprego (conceito OIT) situou-se em 7,7%, menos 0,4 p.p. do que no mês precedente e mais 0,4 p.p do que há três meses e 1,2 p.p. do que há um ano.

A taxa de subutilização de trabalho - que inclui a população desempregada, o subemprego de trabalhadores involuntariamente a tempo parcial, os inativos à procura de emprego, mas não disponíveis para trabalhar, e os inativos disponíveis, mas que não procuraram emprego - terá aumentado para 15,2% em setembro

"As estimativas provisórias de setembro revelam um aumento mensal da população empregada (mais 38,3 mil) e uma diminuição da população desempregada (menos 15,4 mil), que poderão sugerir que a diminuição do número de inativos disponíveis para trabalhar, mas que não procuram emprego (menos 5,5 mil) se refletiu no aumento da população empregada", revela o INE

Os dados de setembro, saliente-se, são provisórios, sendo que os definitivos apenas serão divulgados no próximo mês. 

Quanto a agosto, a população empregada aumentou 0,5% relativamente ao mês anterior e 1,3% em relação a três meses antes, mas diminuiu 2,9% quando comparada com a do mesmo mês de 2019. Já a população desempregada aumentou 2,6% em relação a julho de 2020, 43% relativamente a maio do mesmo ano e 24,8% por comparação com agosto de 2019.

A taxa de subutilização de trabalho em agosto foi de 15,5%, menos 0,1 p.p. do que no mês anterior. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório