Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Preços em Espanha baixam 0,9% em outubro

Os preços em Espanha caíram 0,9% em outubro comparando com um ano antes, agravando em cinco décimas a queda já verificada em setembro, devido à queda dos preços da eletricidade.

Preços em Espanha baixam 0,9% em outubro
Notícias ao Minuto

10:30 - 29/10/20 por Lusa

Economia Espanha

De acordo com o indicador avançado, e provisório, do Índice de Preços no Consumidor (IPC) publicado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística espanhol, a taxa de outubro é a mais baixa do ano, conjuntamente com a de maio, e representa uma diminuição de meio ponto em relação à taxa de setembro.

A inflação anual espanhola tem valores negativos há sete meses consecutivos: -0,7% em abril, -0,9% em maio, -0,3% em junho, -0,6% em julho, -0,5% em agosto, 0,4% em setembro e -0,9% em outubro.

Desde março que a situação criada pela pandemia de covid-19 tem implicado uma queda dos preços em Espanha, influenciada principalmente pela redução das componentes energéticas.

O INE espanhol informa que, juntamente com o comportamento dos preços da eletricidade, que caíram em relação à subida em 2019, os preços de outubro foram também influenciados pela evolução dos serviços telefónicos, que caíram mais este mês do que no ano passado.

Numa comparação mensal, os preços no consumidor aumentaram 0,5% em outubro em comparação com setembro.

Quanto ao índice harmonizado (IHPC) - que fornece uma medida comum da inflação para fazer comparações internacionais -- o índice de outubro é de -1%, uma queda de quatro décimos em relação ao mês anterior.

Por seu lado, a variação mensal do indicador principal do IHPC foi de 0,3% em outubro.

O INE espanhol vai publicar em meados de novembro os dados definitivos sobre a evolução dos preços de outubro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório