Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Governo simplifica processo de reconhecimento do cuidador informal

O diploma entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação, ou seja, na quinta-feira, dia 29 de outubro, e aplica-se também aos processos pendentes.

Governo simplifica processo de reconhecimento do cuidador informal
Notícias ao Minuto

09:19 - 28/10/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Cuidador Informal

O Governo simplificou o processo de reconhecimento do estatuto do cuidador informal, passando agora a exigir-se menos documentação e procedimentos, como referiu a ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, na segunda-feira

"A presente portaria simplifica o processo de reconhecimento do Estatuto do Cuidador Informal, aprovado em anexo à Lei n.º 100/2019, de 6 de setembro, elimina a necessidade de atestado médico que certifique que o requerente possui condições físicas e psicológicas adequadas e prevê, até 31 de dezembro de 2020, a possibilidade de apresentação de documentos que impliquem atos médicos em momento posterior", pode ler-se na portaria publicada esta quarta-feira em Diário da República. 

Além disso, os "serviços competentes de segurança social proferem decisão em 30 dias a contar da entrada do requerimento, desde que devidamente instruído", de acordo com o diploma. Anteriormente, este prazo era de 60 dias. 

O diploma entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação, ou seja, na quinta-feira, dia 29 de outubro, e aplica-se também aos processos pendentes.

A ministra da Segurança Social adiantou na segunda-feira, no Parlamento, que cerca de 2.700 cuidadores informais já pediram o reconhecimento desse estatuto e anunciou a simplificação do processo legal associado ao reconhecimento.

A ministra atualizou os números e admitiu quepandemia tenha tido consequências na "mobilização das pessoas" para o requererem, anunciando que assinou uma simplificação da portaria que permite o reconhecimento do estatuto, passando agora a exigir-se menos documentação e procedimentos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório