Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

SITAVA denuncia "pressões" a trabalhadores com horário flexível

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) anunciou hoje que vai reunir-se quinta-feira com a Portway, empresa de 'handling' (assistência em terra nos aeroportos) para discutir alegadas "pressões" a trabalhadores com horários flexíveis.

SITAVA denuncia "pressões" a trabalhadores com horário flexível
Notícias ao Minuto

19:18 - 27/10/20 por Lusa

Economia SITAVA

Fonte do sindicato adiantou à Lusa que em causa estão quatro trabalhadores que viram a CITE (Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego) dar parecer positivo ao seu pedido de horário flexível, em 2016.

Segundo o SITAVA, a Portway "impõe condições" a estes funcionários, mudando horários de um mês para o outro ou alocando os trabalhadores ao período noturno, mesmo que não haja, neste momento, voos para operar. 

"Na Portway como há aqueles três trabalhadores [uma das funcionárias está com gravidez de risco] é como se fosse uma porta escancarada para outros" pedirem horários semelhantes, lamentou a mesma fonte.

Quanto aos outros trabalhadores que estiveram numa situação parecida "simplesmente despediram-se, foram embora por não saber como seria o mês a seguir", garantiu a mesma fonte, assegurando que o parecer da CITE se mantém válido, até porque são apenas quatro trabalhadores, em cerca de mil e por isso não pode ser alegado "que causam dano à empresa".

Contactada pela Lusa, a Portway garantiu que "não quer acabar com esses horários, apenas os adaptou às características atuais da operação e à dimensão" que existe atualmente, assegurando que o fez "em linha com as orientações da CITE e dentro do que a lei permite neste tipo de situações".

O grupo referiu ainda que "está a tentar conciliar os vários interesses dentro das possibilidades".

Na mesma reunião serão abordadas algumas questões, que o SITAVA classifica como "violações ao acordo de empresa [AE]" da Portway.

"A Portway não tem cumprido totalmente o AE, o que nos preocupa bastante", lamentou a mesma fonte.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório