Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

BdP coloca em consulta pública projeto de aviso sobre ativos virtuais

O Banco de Portugal (BdP) colocou hoje em consulta pública, e até 10 de dezembro, um projeto de aviso acerca de entidades que exerçam atividades com ativos virtuais.

BdP coloca em consulta pública projeto de aviso sobre ativos virtuais
Notícias ao Minuto

17:48 - 27/10/20 por Lusa

Economia Banco de Portugal

O projeto de aviso 5/2020 destina-se, de acordo com o banco central, a regulamentar "elementos informativos e documentais e os termos da apresentação" relativos ao "pedido de registo pelas entidades que pretendam exercer atividades com ativos virtuais" e pedidos de alteração dos factos sujeitos a registo dessas atividades.

Na nota justificativa, o BdP considera que "afigura-se do maior interesse das entidades que pretendam exercer as referidas atividades com ativos virtuais que os seus pedidos de registo junto do Banco de Portugal possam ser remetidos no mais curto prazo e da forma mais eficiente possível", para a obtenção de uma resposta também célere.

O projeto de aviso pretende "regulamentar as normas relativas ao processo de registo junto do Banco de Portugal aplicável às entidades que exerçam atividades com ativos virtuais", que já são objeto de verificação por parte do regulador.

O novo aviso, segundo o BdP, concretiza "os requisitos e demais formalidades a que deve obedecer quer o registo inicial, quer as alterações subsequentes que se verifiquem, através da padronização dos elementos a reportar e do estabelecimento de formulários".

"Procura-se, desta forma, contribuir para a celeridade e eficácia dos procedimentos de tramitação e decisão dos pedidos de registo e de alteração de registo pelo Banco de Portugal, bem como, contribuir para a certeza e segurança jurídicas na interpretação e aplicação das disposições legais relevantes", defende o BdP.

Os interessados em contribuir para a consulta pública devem enviar o seu contributo até 10 de dezembro num ficheiro editável para averiguacao.accao.sancionatoria@bportugal.pt, com o assunto "Resposta à Consulta Pública n.º 5/2020".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório