Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

75% dos emissores da rede de TDT já mudaram de frequência, diz Anacom

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) anunciou hoje que 75% dos emissores da rede de TDT já mudaram de frequência, processo necessário para o desenvolvimento do 5G (quinta geração) em Portugal.

75% dos emissores da rede de TDT já mudaram de frequência, diz Anacom
Notícias ao Minuto

11:35 - 27/10/20 por Lusa

Economia 5G

"Dos 243 emissores da rede de televisão digital terrestre (TDT) que emitiam na faixa dos 700 MHz, cerca de 75% já migraram para a nova frequência, o que corresponde a 184 emissores migrados até ao momento", refere o regulador, em comunicado.

"Cinco emissores foram ressintonizados para a nova frequência em modo remoto, durante a semana passada, num processo que decorreu com total normalidade", adianta.

De modo a que se possa cumprir "o calendário de migração da TDT e a libertação da faixa dos 700 MHz, necessária para implementar o 5G, os últimos 35 emissores da marca alemã Rhode & Schwarz, por sugestão da própria empresa, estão a ser ressintonizados remotamente", explica a Anacom.

"Dada a evolução da situação da pandemia de covid-19 em Portugal, a empresa germânica fez saber que não autorizaria a deslocação dos seus técnicos a Portugal continental a partir de 19 de outubro, suspendendo os trabalhos presenciais", recorda a Autoridade Nacional de Comunicações.

"Caso não fosse aceite, pela Meo, a proposta de sintonia em modo remoto apresentada pela Rhode & Schwarz (R&S), tal significaria que não se conseguiriam realizar, em tempo, as ações de comunicação à população sobre a migração da TDT que estão programadas, com grave lesão dos interesses das pessoas, que não sendo devidamente informadas, não estariam preparadas para fazer a adaptação necessária para continuar a ver televisão gratuita", argumenta a Anacom.

Por outro lado, "criaria uma indefinição sobre a data de conclusão integral do processo de libertação da faixa, pois tal só iria ocorrer quando a situação pandémica permitisse que os técnicos da R&S pudessem novamente regressar a Portugal", acrescenta.

Em 19 de outubro, a Altice Portugal lamentou que a Anacom tivesse optado por avançar com a migração da TDT através de ressintonia remota dos emissores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório