Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Confiança empresarial na Alemanha cai devido ao aumento de contágios

A confiança empresarial caiu em outubro na Alemanha, após cinco meses de melhorias consecutivas, porque as empresas estão cada vez mais preocupadas com o aumento de contágios de covid-19 no país, foi hoje anunciado.

Confiança empresarial na Alemanha cai devido ao aumento de contágios
Notícias ao Minuto

11:16 - 26/10/20 por Lusa

Economia Covid-19

O índice de confiança empresarial do instituto de investigação económica alemão (Ifo) no conjunto da Alemanha caiu para 92,7 pontos em outubro, contra 93,2 pontos em setembro.

As empresas avaliaram a sua situação atual um pouco melhor do que no mês anterior, mas estão "consideravelmente mais céticas em relação aos próximos meses".

"Tendo em conta o número crescente de contágios, as empresas alemãs estão mais preocupadas", disse o presidente da Ifo, Clemens Fuest.

No setor transformador, a confiança empresarial regressou a terreno positivo, pela primeira vez desde junho de 2019, com mais empresas satisfeitas com a sua situação atual.

No último trimestre, as empresas aumentaram consideravelmente a sua utilização de capacidade de 75,3% para 79,8%, mas recentemente, contudo, o otimismo sobre os próximos meses evaporou-se.

No setor dos serviços, no entanto, a confiança empresarial piorou significativamente. Os prestadores de serviços estavam menos satisfeitos com a sua situação atual e o otimismo dos últimos meses em relação às suas perspetivas comerciais desvaneceu-se.

No comércio, a confiança empresarial caiu ligeiramente, porque as empresas estão mais pessimistas em relação aos próximos meses, embora estejam mais satisfeitas com a sua situação atual.

Na construção, a confiança empresarial deixou de aumentar e as empresas reviram significativamente em baixa a avaliação da situação atual, com as suas expectativas a tornarem-se mais pessimistas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório