Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Galp regista prejuízos de 23 milhões de euros no 3.º trimestre

Os resultados foram apresentados esta segunda-feira, em comunicado enviado à CMVM.

Galp regista prejuízos de 23 milhões de euros no 3.º trimestre
Notícias ao Minuto

08:06 - 26/10/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Galp

A Galp Energia registou um resultado RCA negativo de 23 milhões de euros no terceiro trimestre do ano, de acordo com um comunicado enviado pela petrolífera, esta segunda-feira, à CMVM. No período homólogo, a Galp tinha registado um lucro líquido de 101 milhões de euros. Estes números são ajustados para corrigir os efeitos de stock e eventos não-recorrentes (RCA).

"A resiliência operacional da Galp e a competitividade do seu portfólio foram fundamentais para o nosso desempenho robusto no trimestre. Continuámos a desenvolver os nossos projetos de acordo com as orientações estratégicas, apesar das condições de mercado sem precedentes, posicionando a Galp como umplayer solar líder na Península Ibérica e promovendo o nosso crescimento sustentável", refere Carlos Gomes da Silva, CEO da Galp, citado num comunicado. 

A Galp continua assim a registar prejuízos, depois de no segundo trimestre do ano ter registado um resultado RCA negativo de 52 milhões de euros.

O Ebitda RCA foi de 401 milhões de euros no terceiro trimestre de 2020, valor que compara com os 619 registados no mesmo período do ano passado, de acordo com o mesmo comunicado. 

"O Ebitda RCA diminuiu 35% YoY [comparação homóloga] para €401 milhões, impactado pela menor contribuição de Upstream e da atividade de refinação, como consequência da deterioração dos preços de commodities e das condições de mercado no período. O Ebitda IFRS foi de €362 milhões", sublinha a petrolífera.

Nos primeiros nove meses do ano, a Galp registou um resultado líquido RCA negativo em 45 milhões de euros, segundo os resultados hoje divulgados. No período homólogo, a empresa tinha registado lucros de 403 milhões de euros. 

Também desde o início do ano e até setembro, o Ebitda RCA diminuiu 33% em comparação homólogca para 1,161 milhões de euros, "impactado pelas fracas condições de mercado no período", segundo a petrolífera. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório