Meteorologia

  • 25 NOVEMBRO 2020
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 16º

Edição

Sindicalistas protestaram por direitos laborais junto a centro comercial

Duas dezenas de sindicalistas estiveram hoje junto ao centro comercial Alegro de Alfragide, Lisboa, para denunciar os atropelos à lei laboral e aos direitos dos trabalhadores por parte de várias empresas que funcionam naquele espaço.

Sindicalistas protestaram por direitos laborais junto a centro comercial
Notícias ao Minuto

20:54 - 23/10/20 por Lusa

Economia Direitos laborais

"Temos de estar atentos e ajudar os trabalhadores porque muitas das empresas que aqui funcionam aproveitaram-se da situação de pandemia que o país atravessa para desrespeitar a lei e retirar direitos laborais", disse à agência Lusa Elisabete Santos, dirigente do Sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP).

Os dirigentes e ativistas sindicais dos Sindicatos do Comércio, Hotelaria e Telecomunicações concentraram-se na entrada principal do Alegro de Alfragide e distribuíram documentos aos trabalhadores a alertá-los para os seus direitos e para as violações que estão a ser cometidas em várias empresas, como a FNAC ou o Auchan.

A desregulação total dos horários de trabalho e a criação de bancos de horas foram as principais denúncias feitas pelos sindicatos.

"Várias destas empresas usufruíram de apoios do Governo, através do regime de 'lay-off' simplificado, algumas ainda estão com 'lay-off' parcial, e agora avançam com despedimentos, alguns deles encapotados, e muitos trabalhadores a contrato estão a ser descartados", afirmou Elisabete Santos.

Segundo a sindicalista, a ação de denúncia no Alegro teve como objetivo "defender no emprego com direitos e salários dignos".

O contacto direto com os trabalhadores serviu para lhes prestar esclarecimentos e apelar à sua sindicalização, para melhor se defenderem.

Os três sindicatos vão desenvolver iniciativas idênticas em novembro noutras grandes superfícies comerciais.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório