Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Vai fazer um crédito à habitação? Cinco passos para preparar as finanças

Siga estes cinco passos para garantir que as suas finanças estão preparadas para avançar para um crédito à habitação.

Vai fazer um crédito à habitação? Cinco passos para preparar as finanças
Notícias ao Minuto

07:01 - 25/10/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Crédito à habitação

Se está a pensar fazer um crédito à habitação, o melhor é preparar as suas finanças primeiro. Deste modo, garante que está a avançar de forma ponderada para este produto financeiro e sem colocar em causa o seu orçamento doméstico. 

O ComparaJá.pt recomenda os seguintes cinco passos: 

1. Construa um bom historial

"Para os analistas de risco do seu banco, o historial de crédito é tudo. Quando precisou de comprar uns óculos graduados com aquelas lentes caríssimas que teve de encomendar, liquidou o crédito pessoal solicitado na totalidade e sem falhas? E quanto às compras de Natal do ano passado que pagou com o cartão de crédito? Não deixou nada em atraso?Se a resposta a estas questões é 'sim', então não tem com que se preocupar. Se não possui um histórico de pagamentos de créditos, até seria benéfico começar a ter, pois isso é bem percecionado pelas instituições financeiras e mostra que é um cliente digno de confiança."

2. Reduza a taxa de esforço

"Para efeitos de avaliação do pedido de crédito, os bancos vão olhar sempre para a taxa de esforço – ou seja, vão confrontar os seus rendimentos mensais com as dívidas que tem por pagar. Isto vai indicar-lhes precisamente como preparou as suas finanças para obter um crédito à habitação e quão confortavelmente vai conseguir suportar uma dívida tão avultada."

3. Escolha o tipo de crédito à habitação mais adequado

"Deve escolher o crédito à habitação com taxa fixa ou variável? (...) Para quem se quer prevenir das oscilações do mercado, nada como a taxa fixa: é sempre a mesma durante todo o período – dá mais segurança ao devedor. Existem ainda soluções mistas, que combinam ambas as modalidades: dá para fixar a taxa durante 10 anos, por exemplo, e depois o resto do empréstimo é indexado à euribor."

4. Simule, compare e poupe ao preparar um crédito à habitação

"Como tudo na vida, quanto mais informado estiver, melhor para si. À partida, é normal que tenha preferência pelo banco com o qual já possui uma relação há muitos anos (onde tem conta, cartões, etc…). Mas pedir um empréstimo para habitação deve ser algo bem ponderado, decidido com tempo e consciência. Visite várias instituições, peça diversas simulações."

5. Preparar um crédito à habitação: negoceie o spread

"A maior parte dos bancos vai baixar o spread se aderir a outros produtos financeiros, tais como a domiciliação do ordenado (receber o salário automaticamente na conta à ordem), cartões de crédito e contas-poupança. Contratar mais serviços do banco pode ser um bom método para negociar com a instituição e ter uma solução que seja mais favorável."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório