Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Fórum para a Competitividade espera queda do PIB entre os 9% e 12%

O Fórum para a Competitividade espera uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) entre os 9% e os 12% em 2020, de acordo com o relatório de Perspetivas Empresariais hoje divulgado.

Fórum para a Competitividade espera queda do PIB entre os 9% e 12%
Notícias ao Minuto

16:34 - 22/10/20 por Lusa

Economia Covid-19

"Para 2020, o Fórum para a Competitividade estima que a variação do PIB se situará entre -9% e -12%", pode ler-se no documento hoje conhecido, que não contempla previsões do fórum para 2021.

As previsões hoje conhecidas contrastam com as do Ministério das Finanças, que espera uma queda de 8,5% do PIB em 2020, com as do Fundo Monetário Internacional (FMI, 10%), do Banco de Portugal (8,1%), Conselho das Finanças Públicas (9,3%), Comissão Europeia (9,8%) e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE, 9,4%).

O Fórum para a Competitividade aponta que apesar da "queda profunda" da economia no primeiro semestre do ano e da diminuição homóloga de 16,3% no segundo trimestre, este foi "mais forte no consumo do que no investimento, tendo este beneficiado do bom comportamento da construção, que tem sido a exceção mais notável".

"Os restantes setores revelaram uma recuperação incerta, com grandes oscilações nas perspetivas", aponta a estrutura presidida por Pedro Ferraz da Costa, com o turismo a registar "quedas drásticas nos proveitos", tendo os turistas residentes compensado "apenas parcialmente a diminuição do número de não residentes".

O fórum considera ainda que "nos seguros de crédito, houve uma resposta rápida da Comissão Europeia, mas uma solução ainda incompleta por parte de Portugal".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório