Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Brexit: Reino Unido e Noruega aprovam acordo temporário de comércio livre

A Noruega e o Reino Unido chegaram a um acordo de comércio livre temporário para evitar os efeitos do 'Brexit' nas suas relações comerciais a partir de 1 de janeiro de 2021, anunciou hoje o Ministério do Comércio norueguês.

Brexit: Reino Unido e Noruega aprovam acordo temporário de comércio livre
Notícias ao Minuto

17:16 - 21/10/20 por Lusa

Economia Brexit

"A Noruega e o Reino Unido aprovaram um acordo temporário sobre a troca de mercadorias a partir de 1 de janeiro, até que um acordo de comércio livre entre em vigor alguns meses mais tarde", indica o ministério num comunicado.

Londres recusou qualquer acordo provisório deste tipo com a União Europeia -- da qual a Noruega não é membro -- e deixou expirar o prazo limite com Bruxelas em junho.

Embora não seja membro da UE, a Noruega integra o Espaço Económico Europeu (EEE), o que lhe proporcionou trocas fáceis com o Reino Unido, um dos seus principais parceiros comerciais.

Com a saída da União Europeia, o Reino Unido ambiciona assinar antes do final do ano novos acordos comerciais com o bloco europeu, apesar das negociações se arrastarem, assim como com outros parceiros, sobretudo os Estados Unidos.

Na ausência de acordo aplicam-se as regras, mais desvantajosas, da Organização Mundial do Comércio, com elevadas tarifas.

O pacto temporário "baseia-se no acordo que a Noruega e o Reino Unido negociaram em abril de 2019" em caso de uma saída da UE sem acordo, precisa o ministério norueguês.

"É importante que a comunidade empresarial esteja ciente de que este é um acordo limitado, tanto em termos de alcance como de duração", sublinha Oslo.

A solução provisória torna-se necessária porque "não é realista", segundo a Noruega, alcançar um novo acordo completo até janeiro.

Londres e Oslo tinham já anunciado no final de setembro a conclusão de um acordo sobre pescas, uma das principais causas de discórdia entre o Reino Unido e a União Europeia nas suas negociações pós-Brexit.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório