Concorrência aprova compra do portal idealista por fundo sueco

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu 'luz verde' à compra do controlo exclusivo do portal de anúncios classificados imobiliários idealista pelo fundo de investimento sueco EQT, revela um aviso hoje publicado.

Notícia

© iStock

Lusa
21/10/2020 11:02 ‧ 21/10/2020 por Lusa

Economia

idealista

A operação de concentração em causa consiste na aquisição do controlo exclusivo, pelo EQT IX SCSP, um fundo de investimento gerido pela EQT Fund Management, sobre a Idealista Internacional, e mereceu decisão de não oposição da AdC, tomada na terça-feira.

Este fundo realiza investimentos principalmente na Europa, e em Portugal participa em investimentos em marcas de controlo de pestes, aparelhos auditivos ou calçado desportivo.

A compra do portal de anúncios, que tem sede em Espanha e atividade em Portugal e Itália, nomeadamente, representa um investimento de 1,3 mil milhões de euros, segundo revelou o fundo em comunicado divulgado em setembro.

"O mercado subjacente em que opera o idealista está a ser impulsionado por megatendências favoráveis a longo prazo", afirmou o fundo sueco nesse comunicado.

A plataforma de anúncios imobiliários, fundada em 2000 e com sede em Madrid, dá apoio aproximadamente a 40.000 agentes imobiliários e tem 38 milhões de visitantes por mês no sul da Europa, segundo números fornecidos pela EQT.

"O idealista representa para a EQT um investimento estratégico, que se enquadra perfeitamente na abordagem da EQT de investir em empresas de elevado crescimento e de estabelecer parcerias com equipas de gestão de excelência", afirmou na altura Bert Janssens, consultor de investimento da EQT IX.

A EQT começou a operar em Espanha em 2011 com a aquisição da Parkia.

O idealista é a segunda operação realizada em 2020 pela EQT em Espanha, após a aquisição da Freepik em maio.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas