Concorrência aprova compra do portal idealista por fundo sueco

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu 'luz verde' à compra do controlo exclusivo do portal de anúncios classificados imobiliários idealista pelo fundo de investimento sueco EQT, revela um aviso hoje publicado.

Se vai comprar um produto bancário online siga estas dicas

© iStock

Lusa
21/10/2020 11:02 ‧ 21/10/2020 por Lusa

Economia

idealista

A operação de concentração em causa consiste na aquisição do controlo exclusivo, pelo EQT IX SCSP, um fundo de investimento gerido pela EQT Fund Management, sobre a Idealista Internacional, e mereceu decisão de não oposição da AdC, tomada na terça-feira.

Este fundo realiza investimentos principalmente na Europa, e em Portugal participa em investimentos em marcas de controlo de pestes, aparelhos auditivos ou calçado desportivo.

A compra do portal de anúncios, que tem sede em Espanha e atividade em Portugal e Itália, nomeadamente, representa um investimento de 1,3 mil milhões de euros, segundo revelou o fundo em comunicado divulgado em setembro.

"O mercado subjacente em que opera o idealista está a ser impulsionado por megatendências favoráveis a longo prazo", afirmou o fundo sueco nesse comunicado.

A plataforma de anúncios imobiliários, fundada em 2000 e com sede em Madrid, dá apoio aproximadamente a 40.000 agentes imobiliários e tem 38 milhões de visitantes por mês no sul da Europa, segundo números fornecidos pela EQT.

"O idealista representa para a EQT um investimento estratégico, que se enquadra perfeitamente na abordagem da EQT de investir em empresas de elevado crescimento e de estabelecer parcerias com equipas de gestão de excelência", afirmou na altura Bert Janssens, consultor de investimento da EQT IX.

A EQT começou a operar em Espanha em 2011 com a aquisição da Parkia.

O idealista é a segunda operação realizada em 2020 pela EQT em Espanha, após a aquisição da Freepik em maio.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas