Banca espanhola pede ao BCE que deixe distribuir dividendos em 2021

Grandes bancos como o Santander, BBVA, CaixaBank e Sabadell dizem que esta proibição afasta o interesse dos investidores.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
19/10/2020 15:17 ‧ 19/10/2020 por Notícias Ao Minuto

Economia

banca

Grandes bancos espanhóis têm uma visão comum: a proibição da distribuição de dividendos está a afastar o interesse dos investidores, o que leva a que o seu desempenho em bolsa seja limitado. Por este motivo, pedem ao Banco Central Europeu (BCE) que permita a distribuição dos lucros pelos acionistas no próximo ano. 

O jornal espanhol El País lembra que, na altura, a Autoridade Bancária Europeia (EBA) e o BCE explicaram que os bancos precisavam do capital para poderem emprestar aos clientes em resposta à crise gerada pela pandemia. Em troca, seriam flexibilizadas as regras contabilísticas.  

Porém, o fraco desempenho em bolsa está a ser atribuído à redução do apetite por parte dos investidores, uma vez que as instituições bancárias não distribuem dividendos. Esta é, pelo menos, a opinião de grandes bancos espanhóis como o Santander, BBVA, CaixaBank e Sabadell.

O BCE prolongou, em julho, a recomendação que dirigiu aos bancos para que não paguem dividendos nem recomprem ações até ao dia 1 de janeiro de 2021, de acordo com um comunicado emitido pela instituição. 

"Esta recomendação atualizada sobre a distribuição de dividendos permanece temporária e excepcional e visa preservar a capacidade dos bancos de absorver perdas e apoiar a economia neste ambiente de incerteza excepcional", sublinhou na altura o BCE

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas