Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Crise pode provocar aumento de empresas 'fantasma' na Alemanha

A crise da covid-19 pode provocar um aumento do número de empresas 'fantasma' na Alemanha porque "algumas das medidas de ajuda do Estado têm, infelizmente, efeitos secundários indesejáveis", afirmou hoje um diretor do instituto alemão ifo.

Covid-19: Crise pode provocar aumento de empresas 'fantasma' na Alemanha
Notícias ao Minuto

11:28 - 19/10/20 por Lusa

Economia Ifo

Segundo o diretor do centro de finanças públicas e economia política do ifo, Niklas Potrafke, 66% dos 120 economistas inquiridos para o inquérito "Painel de Economistas", reunido em conjunto pelo Instituto ifo e pelo Frankfurter Allgemeine Zeitung, temem que durante a crise, o número de empresas 'fantasma' "tenda a aumentar".

Niklas Potrafke considera que as ajudas do Estado "servem para prolongar artificialmente a vida das empresas que carecem de um modelo de negócios convincente".

O Painel de Economistas indica também que 86% dos inquiridos vê um risco de empresas zombies como resultado da renúncia à obrigação de declarar falência em caso de insolvência. No entanto, desde 1 de outubro, esta regra especial deixou de se aplicar.

O estudo refere ainda que 50% dos inquiridos considera que o subsídio de trabalho a tempo reduzido é outra medida que apoia as empresas 'fantasma'.

Dos inquiridos, 64% espera que o número de falências "tenda a aumentar" quando a ajuda económica estatal chegar ao fim e outros 32% esperam mesmo um "aumento acentuado" do número de falências.

O economista de Friburgo Oliver Landmann que participou no Painel acrescentou que seria prematuro parar a ajuda agora, mas que um afunilamento lento e previsível enviaria um sinal eficaz.

O inquérito envolveu 120 economistas alemães.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório