Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Reserva de gás do Mar Negro tem mais 85 mil milhões de metros cúbicos

O presidente da Turquia anunciou hoje que a reserva de gás natural descoberta no verão, no Mar Negro, é maior do que inicialmente previsto em 85 mil milhões de metros cúbicos, totalizando 405 mil milhões de metros cúbicos.

Reserva de gás do Mar Negro tem mais 85 mil milhões de metros cúbicos
Notícias ao Minuto

16:49 - 17/10/20 por Lusa

Economia Turquia

"Existem 85 bilhões de metros cúbicos adicionais (...). A reserva de gás natural atingiu, portanto, 405 bilhões de metros cúbicos", anunciou Recep Tayyip Erdogan a bordo do navio-sonda de perfuração Fatih (o conquistador, em turco) no Mar Negro.

O presidente anunciou ainda que as explorações no poço Tuna-1 foram concluídas.

Em agosto, a Turquia anunciou a descoberta do maior depósito de gás natural da sua história, então de 320 bilhões de metros cúbicos de reserva na costa do Mar Negro, que os analistas de energia consideram notável, mas não grande o suficiente para a Turquia se tornar num centro regional de energia.

Erdogan afirmou que o gás começará a chegar às casas turcas em 2023, uma vez que prevê extrair e usar gás, na esperança de, eventualmente, diminuir a sua dependência de energia importada que afeta a sua frágil economia.

A Turquia consome, por ano, entre 45 e 50 mil milhões de metros cúbicos de gás natural, quase todo ele importado, especialmente da Rússia, o que representa cerca de 11 mil milhões de euros, de acordo com a Autoridade Reguladora do Mercado Energético (EPDK).

A Turquia aumentou a sua procura marítima em recursos hidrocarbonetos com vários navios-sonda em águas próximas ao país.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório