Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Restauração. Redução temporária do IVA permitiria manter 46 mil empregos

O 'Estudo do Impacto da redução temporária da taxa do IVA no setor da Restauração e Similares', solicitado pela AHRESP à PwC conclui que a aplicação temporária da taxa reduzida de IVA a todo o serviço de Alimentação e Bebidas, ajudaria a manter até 46 mil postos de trabalho e a contribuir para a sobrevivência das empresas.

Restauração. Redução temporária do IVA permitiria manter 46 mil empregos
Notícias ao Minuto

11:39 - 16/10/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Restauração

A redução temporária do IVA no setor da restauração e similares ajudaria o setor a manter cerca de 46 mil postos de trabalho, de acordo com o 'Estudo do Impacto da redução temporária da taxa do IVA no setor da Restauração e Similares', solicitado pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) à PwC

"De acordo com o estudo da PwC, a redução da taxa do IVA permitira reter 606 milhões de euros na tesouraria das empresas, sustendo a perda de até 46 mil postos de trabalho e 10 mil empresas", sublinha a AHRESP em comunicado. 

O mesmo estudo revela que "este investimento do Estado seria compensado em cerca de 516 milhões de euros, por via de receita de IRS, TSU e redução de despesa com subsídio de desemprego. Ou seja, o esforço público financeiro líquido indicativo, não ascenderia a mais de 90 milhões de euros, para permitir a manutenção de mais de 17% do emprego do setor", sublinha a associação. 

Segundo dados da AHRESP, 40% das empresas da restauração já despediram desde o início da pandemia e 18% assumem que não vão conseguir manter a totalidade dos postos de trabalho até ao final de 2020. Além disso, perante as perdas de faturação acima de 40%, registadas por mais de 63% das empresas, 32% dos agentes económicos demonstraram intenção de insolvência.

Para apresentar o estudo, a AHRESP vai solicitar, com urgência, reuniões ao Governo e a todos os grupos parlamentares para que, em sede de especialidade do OE2021, se possam "aplicar as medidas estruturantes para a sobrevivência dos negócios e a manutenção de milhares de postos de trabalho".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório