Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Estabelecimentos que não cumpram medidas já arriscam multa de 10.000€

O incumprimento das medidas de combate à Covid-19 por parte de estabelecimentos comerciais e de restauração faz com que estes arrisquem coimas até 10 mil euros. A portaria que estabelece esta medida entrou em vigor esta sexta-feira.

Estabelecimentos que não cumpram medidas já arriscam multa de 10.000€
Notícias ao Minuto

10:52 - 16/10/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Estabelecimentos

Já está em vigor a medida que agrava até 10 mil euros a multa a pagar por parte de estabelecimentos comerciais e de restauração que não cumpram as medidas para reduzir a propagação do novo coronavírus, depois de o diploma ter sido publicado em Diário da República na quinta-feira.

"É igualmente alterado o Decreto -Lei n.º 28 -B/2020, de 26 de junho, que estabelece o regime contraordenacional, no âmbito da situação de calamidade, contingência e alerta, agravando-se até 10 mil euros as coimas aplicáveis a pessoas coletivas, em especial aos estabelecimentos comerciais e de restauração, que não assegurem o escrupuloso cumprimento das regras em vigor quanto à ocupação, lotação, permanência, distanciamento físico e existência de mecanismos de marcação prévia", pode ler-se no decreto-lei. 

O diploma, publicado no dia 15 de outubro, entra em vigor no "dia seguinte ao da sua publicação", ou seja, esta sexta-feira, dia 16 de outubro

O Conselho de Ministros aprovou decretar a situação de calamidade no território nacional a partir das 00:00 de quinta feira e até 31 de outubro, uma subida do nível de alerta uma vez que o país estava em situação de contingência. Este é o nível máximo de intervenção previsto na Lei de Bases de Proteção Civil.

A resolução também proíbe ajuntamentos na via pública de mais de cinco pessoas. A limitação também se aplica a outros espaços de utilização pública de natureza comercial e a estabelecimentos de restauração, com exceção de pessoas do mesmo agregado familiar.

Eventos de natureza familiar, como, por exemplo, casamentos ou batizados, estão limitados a um máximo de 50 participantes, e devem respeitar o cumprimento das diretrizes de distanciamento físico e utilização de equipamentos de proteção individual.

Pode consultar as restantes medidas aqui

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório