Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Subida do salário mínimo 'dá' aumento a um quarto dos trabalhadores

Ainda não está fechado o aumento do próximo ano, mas sabe-se que mais de um quarto dos trabalhadores portugueses recebem o salário mínimo.

Subida do salário mínimo 'dá' aumento a um quarto dos trabalhadores
Notícias ao Minuto

10:10 - 16/10/20 por Notícias Ao Minuto

Economia salário mínimo

O salário mínimo vai aumentar no próximo ano, sendo que os valores ainda não são conhecidos. O que se sabe é que este valor será "significativo", conforme tem referido o ministro das Finanças, João Leão. A confirmar-se, significa que um quarto dos trabalhadores terão mais dinheiro nas suas carteiras

No ano passado, a percentagem de trabalhadores abrangidos pela retribuição mínima mensal garantida era de 25,6%, de acordo com dados do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, avançados pelo ECO, e confirmados pelo Notícias ao Minuto

Olhando para os dados, podemos ainda concluir que esta percentagem é superior no caso das mulheres (31%) em comparação com os homens (21%). 

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse, no final da reunião da Concertação Social, na quinta-feira, que "não há contrapartidas" nem "nunca houve" ao aumento do salário mínimo nacional, indicando que o Governo mantém o objetivo de chegar aos 750 euros em 2023.

O secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, disse, por sua vez, que o Governo deverá apresentar uma proposta de aumento do salário mínimo para 2021 "nas próximas reuniões, se não mesmo na próxima reunião" da Concertação Social.

O salário mínimo nacional é de 635 euros e o Governo já manifestou disponibilidade para aumentar o valor em linha com a média dos últimos quatro anos, o que resultará numa subida inferior a 25 euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório