"Em finais de setembro, os fundos programados no Mar 2020% estão 40% executados e 87% comprometidos com operações já aprovadas", lê-se numa nota publicada no 'site' do programa.
No total, estão aprovados e em execução 4.790 projetos com um investimento de 651,1 milhões de euros e 437,5 milhões de euros de apoio público, sendo que 51% já foi pago aos beneficiários.
O programa operacional Mar 2020, que se insere no Portugal 2020, tem como objetivo a implementação das medidas de apoio enquadradas no Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, estando entre as suas prioridades a promoção da competitividade e a sustentabilidade económica, social e ambiental, bem como o aumento da coesão territorial.
Este programa tem uma dotação global de 508 milhões de euros, 116 milhões de euros dos quais correspondem à contrapartida pública nacional, que tem origem no Orçamento do Estado.
De acordo com o último boletim dos fundos da União Europeia, a execução do Portugal 2020 está nos 50%.