Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

O que acontece aos preços da luz em 2021? ERSE apresenta hoje a proposta

No ano passado o regulador propôs uma descida de 0,4% nas tarifas da eletricidade em mercado regulado para as famílias em 2020. O que acontece este ano?

O que acontece aos preços da luz em 2021? ERSE apresenta hoje a proposta
Notícias ao Minuto

08:50 - 15/10/20 por Notícias Ao Minuto

Economia preços da luz

A Entidade Reguladora do Serviços Energético (ERSE) apresenta, esta quinta-feira, a proposta para os preços da eletricidade no próximo ano, depois de no ano passado ter avançado com uma proposta de descida de 0,4% nas tarifas da eletricidade em mercado regulado para as famílias. Esta proposta, sublinhe-se, carece ainda de aprovação. 

À semelhança dos anos anteriores, a proposta do regulador da energia só deverá ser conhecida mais para o final do dia.

De recordar que os números que serão divulgados esta quinta-feira pela ERSE dizem apenas respeito aos consumidores que se mantêm no mercado regulado.

As tarifas da eletricidade para 2020 são aprovadas até 15 de dezembro pelo Conselho de Administração da ERSE, após parecer do Conselho Tarifário e análise das questões levantadas pelo órgão do regulador.

No próximo ano, sublinhe-se, estará em vigor o IVA reduzido da eletricidade (13%) para os escalões mais baixos. O ministro das Finanças, João Leão, esclareceu que a poupança pode ascender até 27 euros para as famílias numerosas e 18 euros para as não numerosas. 

Esta medida entra em vigor a partir de 1 de dezembro, sendo que a vertente das famílias numerosas só entrará em vigor a 1 de março de 2021.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório